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Um carro compacto pode ser mais seguro que um SUV em batidas de trânsito?

Dica: não vai adiantar nada se você estiver a 200 km/h.

Por Alexandre Carvalho
19 jan 2023, 17h24
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  • Pode. Depende do foco da montadora com a segurança de cada modelo. Os veículos mais seguros hoje contam com recursos como absorvedores de impacto junto ao para-choque, de modo que a energia destrutiva de uma batida não chegue ao motorista e aos passageiros (dica: não vai adiantar nada se você estiver a 200 km/h). E há muitos modelos compactos com esse e outros itens projetados para preservar sua vida. Às vezes, mais do que seus pares grandões.

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    O New Duster, da Renault, que é um SUV de pequeno porte, teve a pior classificação possível em testes feitos ano passado pelo Latin NCAP, órgão que avalia a segurança dos veículos lançados na América Latina. Um crash-test lateral, a 50 km/h, mostrou que, numa colisão, esse modelo tende a permitir que parte da carroceria entre na cabine dos passageiros. Uma porta do SUV também abriu durante o teste, o que não é esperado nessa baixa velocidade. Isso representa um risco considerável de um passageiro ser arremessado para fora do automóvel num acidente.

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    Os SUVs mais antigos também eram uma ameaça aos passageiros de outros carros. Isso porque seus para-choques ficavam numa posição mais alta que a dos veículos menores. Resultado: numa batida entre o Davi e o Golias do trânsito, os SUVs podiam subir pelo capô dos carros pequenos, indo diretamente de encontro às pessoas lá dentro. Esse problema, porém, tem sido minimizado: os SUVs mais modernos já têm um design em que o para-choque é mais alinhado ao dos compactos. 

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    Apesar desses exemplos, a regra é outra. Um veículo maior e mais pesado tende a fornecer uma proteção melhor a seus ocupantes em relação aos pequenos – desde que estejam em igualdade de condições nas tecnologias de segurança. As extremidades dianteiras mais longas dos SUVs absorvem melhor o impacto em colisões frontais. E a categoria de peso-pesado faz com que eles continuem avançando no caso de batida contra um carro menor. Quem vira sanfona é o pequeno. 

    Fontes: Insurance Institute for Highway Safety (IIHS); Latin NCAP; Cesvi Brasil.

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