A arte da jardinagem
“Atenção passageiros, logo após a decolagem, prestem atenção em nossos jardins”. A frase, por mais estranha que se possa parecer, não é tão difícil de se imaginar que aconteça nos vôos que saem de Paris. Entre as pistas e o tráfego de aviões, nas áreas em que estamos acostumados a ver apenas um verdinho chocho, diversas plantas estrategicamente organizadas fazem o desenho da imagem acima. Sim, são apenas plantas.
O artista francês Jean Paul Ganem, para esse projeto, pensou nos passageiros que tanto na decolagem, quanto na aterrissagem, gostam de olhar a pista do aeroporto pelas janelas devido à angústia de que algum acidente possa acontecer. Em vez de apreciarem o verdinho chocho, agora, vislumbram esses desenhos e cores, como uma forma de acalmar os ânimos e aproveitar a viagem.
Ganem se inspirou na “land art” dos anos 1960/70, sobre a qual já falamos por aqui. Suas obras, chamadas de LandScape Art, mudam a paisagem para transmitir sensações e aumentar o deslumbre com a natureza dependendo da época do ano. Em uma delas, Ganem usou girassóis para preencher o espaço do desenho de um sol. Enquanto não há flores, o campo fica com a imagem de um sol verde, como se estivesse prestes a nascer. Eis, então, que chega a época dos girassóis brotarem e o sol se torna amarelo, como deve ser.
As obras do artista, contudo, não são só bonitas, mas também sustentáveis. Em Montreal, no Canadá, Ganem transformou um lixão, com a terra contaminada, em um jardim fértil e disponível para que a população usufrua. Para isso, ele fez parcerias com moradores e Ongs locais para retirar todo entulho, adubar a terra e ensinar jardinagem para que os próprios cidadãos da região possam continuar o projeto.
E não pense que isso é um privilégio apenas para os estrangeiros. Ganem está com projetos para mudar a paisagem de alguns pontos aqui do Brasil. O único empecilho é a falta de patrocínio para que ele consiga tocar o projeto. Em breve, a paisagem feia que você olha todos os dias pode ser modificada por desenhos feitos exclusivamente com plantas!