Guitarra de whisky arrecada fundos para caridade
Para angariar fundos para uma instituição de caridade em sua cidade natal Eau Claire, em Wisconsin, nos EUA, o vocalista da banda folk norte-americana Bon Iver, Justin Vernon, escolheu uma ação bastante inusitada: criou uma guitarra feita de madeira de barris de whisky para ser leiloada no e-Bay. Convenhamos: este é um dos últimos itens que passam pela cabeça quando se fala em arrecadar dinheiro para fazer o bem, não?
Este projeto bastante especial foi criado pelo luthier Gordon Bischoff, e conta também com tampas de garrafa que fazem as vezes dos botões de volume. Se o fato de reaproveitar materiais e de o dinheiro ser usado para caridade não convencesse o comprador a dar um lance, o projeto tinha outro trunfo na manga: o corpo da guitarra tomou um “banho” de whisky para que ficasse com leve cheiro da bebida.
Mas, claro, além de ajudar uma instituição e reciclar resíduos para criar o instrumento, o vencedor dos prêmios “melhor novo artista” e “melhor álbum alternativo” no 54º Grammy Awards aproveitou o momento para fazer uma parceria com a destilaria irlandesa Bushmills e elaborar uma campanha publicitária. Tanto que a guitarra foi batizada de “The 1608”, em referência ao ano de criação da marca.
Abaixo, assista ao vídeo que mostra o processo de fabricação da guitarra:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=VNqp-AtDSqQ?feature=oembed&w=474&h=267%5D
Se você estava pensando em comprá-la, pode tirar o cavalinho da chuva! O martelo do e-Bay já bateu e ela foi vendida por nada menos que US $ 9.400, o equivalente a R$ 19.500! Mas não se assuste. Para fazer caridade, não é preciso doar sozinho tanto dinheiro assim. Existem muitas outras formas de ajudar instituições e sair ganhando com isso, seja doando quantias que cabem no bolso ou tempo. Listei, abaixo, algumas reportagens que podem inspirá-lo a fazer a melhor escolha. Que tal começar agora? Comente!
Leia também:
Dez ótimas ideias para fazer o bem
Como se tornar voluntário
Rede social Atados estimula voluntariado em São Paulo
Caridade é um grande negócio