Maneiras (bizarras) de recarregar baterias
Já pensou em recarregar o seu tocador de MP3 com açúcar? E fazer o seu iPod funcionar com a energia gerada por uma cebola e dois copos de Gatorade?
O experimento da cebola que, de cara, parece estranho, pode ser conferido no Youtube. No vídeo abaixo, em inglês, dá para entender o passo-a-passo de como fazer com que o seu iPod funcione de 15 a 20 minutos com a energia gerada a partir de materiais que você encontra facilmente num mercado: a cebola e a bebida para esportistas. É ver para crer.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=GfPJeDssBOM&rel=1%5D
Já a bateria que usa açúcar para produzir energia foi desenvolvida de maneira nada caseira. O protótipo, que produz cerca de 50 miliwatts de energia (o suficiente para carregar o tocador de MP3 e um par de alto-falantes), foi produzido pela Sony. A biobateria da empresa japonesa usa o mesmo princípio do nosso organismo: através de enzimas, quebra carboidrato e libera energia. O revestimento dessa bateria é feito com plástico vegetal, o que torna o protótipo ainda mais ecologicamente correto. A Sony anunciou que pretende comercializar as biobaterias, mas a novidade ainda não tem data de lançamento.
Agora, você já sabe que o açúcar pode ter outro fim que não o de adoçar o cafezinho e que a cebola não faz apenas você chorar na cozinha. Veja aqui como os resíduos do processo de fabricação do chocolate podem virar bioetanol.
E prepare-se porque ainda devem surgir muitos experimentos que podem transformar os ingredientes do seu almoço ou algumas de suas guloseimas preferidas em fontes renováveis de energia.
Obs: Não nos responsabilizamos por nenhuma invenção que você faça na cozinha!