Criador do CSS quer banir as barras de rolagem para sempre
Se depender de Hakon Wium Lie, as barras de rolagem estão com os dias contados. Achou estranho? Nós também, mas o fato é que o criador do CSS (Cascading Style Sheets) quer radicalizar e dar um fim nas coitadas.
Lie deu dois motivos para a decisão: 1) o conteúdo das coisas não se encaixa de modo apropriado na janela do browser e 2) tentar imprimir páginas da web é uma coisa meio complicada (isso é verdade). A solução, então, seria trocar as barras pelo GCPM, sigla de “Generated Content For Paged Media“, que na verdade é algo como “não role a página para cima e para baixo, vire a página como se fosse um livro”.
“Livros são muito mais fáceis de lidar do que barra de rolagem”, declarou Lie. “A página pode ter uma apresentação muito mais bonita. O ato de virar a página vai virar um evento. Acho que poucas pessoas sentariam para ler Alice no País das Maravilhas usando uma barra de rolagem”.
Não vamos discutir sobre Alice, mas o problema é que dar aquela rápida passada de olhos no conteúdo pode ficar complicado e demorado (pra não dizer “uma chatice”), além de dificultar a busca do prático “localizar” (ctrl+F). A polêmica foi dada – você acha que a ideia sai do papel?

Homem de Marree: o geoglifo gigante na Austrália que ninguém sabe quem fez
Por que as notas Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si têm esse nome?
Golfinhos são vistos usando esponjas como chapéus
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Como fazer seu cachorro feliz? Confira 5 dicas da ciência







