Retrospectiva 2013: 10 coisas legais que aconteceram com a SUPER

Por Denis Russo Burgierman, diretor de redação
Aqui na SUPER, 2013 foi um ano especial, cheio de histórias incríveis. Veja abaixo alguns dos acontecimentos que mais nos deixaram felizes
10. Avalanche de prêmios
Ganhamos tantos prêmios que estamos tendo dificuldades de arrumar as prateleiras. Foram um Prêmio Esso de Jornalismo, um prêmio de mérito e um destaque digital da Society of Publication Designers, três medalhas de excelência da Society for News Design, dois Prêmio Abril de Jornalismo, um Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, um prêmio Infolide de melhor infográfico do ano. O Prêmio Brasil Digital escolheu a SUPER como a melhor revista em tablet do Brasil, a Bienal Brasileira de Design Gráfico selecionou nosso projeto gráfico como um dos destaques do design brasileiro, e a Topbrands decretou que nossa marca é a mais querida entre todas as revistas brasileiras.
9. Conteúdo infeccioso
Passamos de 1,5 milhão de fãs no Facebook e estamos chegando a 4 milhões de visitantes únicos por mês no nosso site. Tanta gente reunida em volta da SUPER está ajudando a criar fenômenos virais. Houve um post do blog Crash que recebeu 125 mil likes, e o espetacular guia de viagem do universo de Game of Thrones passou dos 130 mil.
8. 100% ideias
Dedicamos um edição inteirinha às ideias que vão transformar o mundo. Usando a cor dourada no lugar da tradicional moldura vermelha, lançamos em agosto 111 Ideias que Valem Ouro, cheia de provocações sobre como deveriam funcionar a política, a educação, as cidades, a indústria se o mundo fizesse mais sentido.
7. Parceria com o TED
Fizemos uma parceria com o TED, a mais importante conferência sobre ideias no mundo, e criamos a seção Ideia Visual, que o TED traduz para o inglês e divulga para o mundo todo. Graças a parceiros do TED, como o site de notícias Huffington Post e a rádio americana NPR, nossos infográficos estão rodando o mundo resumindo em imagens os vídeos do TED. Agora estamos costurando novas parcerias para conectar a SUPER às marcas mais inovadoras do mundo.
6. Inovação impressa
Fomos os primeiros no Brasil a lançar revistas com capas 3D que não precisam de óculos. Usando a tecnologia lenticular, a Coleção Grandes Mistérios trouxe três capas que se moviam em três dimensões – uma mostrava Hitler, outra trazia Jesus e a terceira uma estátua grega que ganhava vida. A coleção está sendo um sucesso estrondoso, com mais de 100 mil exemplares vendidos este ano.
5. Inovação digital
Fomos os primeiros no Brasil a lançar no mercado um novo produto editorial: os e-singles. E-singles são livros eletrônicos curtos, de 10 a 15 páginas, feitos de apenas uma reportagem. Eles são vendidos em lojas eletrônicas como o iba e a Amazon, e trazem a coleção Grandes Reportagens da História da SUPER. Já lançamos mais de 10 e-singles e todos eles foram parar nas listas dos mais vendidos das livrarias online, muitas vezes a frente de best sellers como Dan Brown e Paulo Coelho.
4. Inovação financeira
Vendemos conteúdo cobrando em bitcoins – a moeda criada na internet, sem reconhecimento de nenhum banco central de país algum. Com isso, nos tornamos os primeiros no mundo a aceitar bitcoins para vender conteúdo editorial. A notícia repercutiu na imprensa nacional e internacional.
3. Rodamos o mundo
Nossos repórteres foram ao Haiti ver os efeitos da ocupação brasileira, ao Paquistão procurar o lugar onde as bolas da Copa são costuradas, à Suazilândia checar o quanto um campo de refugiados pode ser ruim, a Berlim (foto) descobrir o quanto uma cidade pode ser boa, a Nova York entender como se vive do lixo, à Colômbia investigar o segredo do renascimento de Bogotá, à Escócia e à Califórnia para visitar os berçários de ideias do TED. Ô jet lag.
2. E ganhamos o mundo
Nossa reportagem de capa Por que tudo custa tão caro no Brasil também deu a volta ao mundo. Começou repercutindo pelo país, tanto entre leigos quanto entre especialistas, graças aos dados reveladores e ao texto delicioso. Acabou inspirando uma pauta do New York Times e servindo de base para uma reportagem de capa da revista Economist (foto). Foi um dos textos jornalísticos mais relevantes do ano.
1. O céu é o limite
Inspiramos um grupo de estudantes de escola pública na cidade paulista de Ubatuba a se tornarem as pessoas mais jovens em todo o mundo a desenvolverem um projeto espacial. O professor das crianças, Candido Moura, leu na Super sobre um kit para fazer satélites espaciais e instigou seus alunos da 5a e 6a séries a fazerem algo com isso. A molecada se empolgou, bolou um satélite e acabou recebendo um convite para representar o Brasil num congresso espacial no Japão. Agora os meninos vão trabalhar nas férias para que o satélite esteja pronto para ser lançado em abril de 2014.
Veja todos os textos da Retrospectiva 2013 da SUPER.