18 fatos sobre Araçatuba
Graças a nossos seguidores no Twitter, a @revistasuper conseguiu chegar nessa cidade bacana (alcançando 180 mil seguidores, que é p número de habitantes da cidade). Agora, listamos 18 fatos sobre Araçatuba para você conhecê-la melhor. (A gente listou só 18 porque 180 mil era muita coisa, vá!)
1. O nome da cidade vem da língua indígena e significa “terra dos araçás”, fruta silvestre comum na região.
2. Araçatuba nasceu com a construção de uma estrada de ferro Noroeste do Brasil, que partia de Bauru rumo a Mato Grosso. Quando os trilhos chegaram ao km 280 e foi inaugurada uma estação ferroviária na região, várias famílias de agricultores se instalaram ali, atraídas pela fertilidade do solo (usado para a plantação de café mais tarde). Esse acampamento deu origem ao município, nascido no dia 2 de dezembro de 1908 e emancipado em 1921.
3. Araçatuba é conhecida como a Cidade do Boi Gordo. Ela ganhou esse apelido nos anos 60 por ser o maior centro produtivo de gado de corte do estado de São Paulo. Até hoje, essa é uma das principais cidades da pecuária de corte do Brasil, mas a produção sucroalcooleira também está ganhando fama.
4. Acredite: a água do rio Tietê é aproveitada para o abastecimento de Araçatuba. Ela foi a primeira cidade não ribeirinha do estado a captar água de lá. É que a parte do rio que fica próxima à região é considerada limpa (mas mesmo assim passa por uma estação de tratamento). E a cidade é um exemplo a ser seguido: lá, 100% do esgoto é tratado antes de ser lançado nos cursos de água.
5. Em abril de 2009, pesquisadores da Unesp de Araçatuba fizeram parte de um grupo internacional de cientistas que decifrou o genoma do gado bovino. A pesquisa ajudará a melhorar a qualidade da carne e do leite produzidos na região e no mundo.
6. A frota de motocicletas e motonetas é proporcionalmente maior em Araçatuba do que no resto do Brasil. São 34.165 motos, que correspondem a 32% do total de veículos na cidade, e 7.939 motonetas, ou 7,4%. No resto do país, a proporção é de 22% e 4%, respectivamente.
7. O camelódromo da cidade (lugar ideal para fazer umas compras baratas) vende de lanches a aparelhos elétricos. Chama-se Camelódromo Luiz Carlos Rister e tem várias lojas pequenas feitas de alvenaria.
8. A cidade tem uma área de 1.167,311 km² e uma população de aproximadamente 182 mil habitantes, o que dá uma média de 156 hab/km². Isso é beeeem menor que a da cidade de São Paulo, que tem 7.247 hab/km².
9. O IDH, índice que mede longevidade, renda e educação da população, é de 0,848, maior que o da cidade de São Paulo (0,841). Quanto mais próximo de 1, melhor a qualidade de vida no local.
10. Mas a cidade enfrenta problemas de saúde pública: grandes epidemias de dengue assolam a região, o que fez com a cidade fosse destacada em sites internacionais que mapeavam a doença. Em 2010, mais de 7 mil casos haviam sido registrados até maio, segundo a Secretaria de Saúde e Higiene Pública, o que faz da cidade a terceira com mais casos em São Paulo.
11. Em Araçatuba, tem muita criança fora da escola: em 2009, a Promotoria da Infância e Juventude apontou que cerca de 800 adolescentes de 12 a 16 anos não estavam estudando, índice mais alto dos últimos 5 anos na cidade. Por outro lado, quem está na escola manda bem: a média dos alunos de 6ª a 8ª séries e 3º ano do ensino médio das escolas estaduais superou a do estado no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de 2008. Boa, meninada!
12. Araçatuba ocupa a 39º posição na lista das cidades com maior capacidade de consumo no estado de São Paulo e a renda da população tem aumentado. Em 2009, os habitantes da Classe E, com renda até R$ 410 no município, representavam 1,1% da população total, mas em 2010 o número foi reduzido para 0,7%.
13. Araçatuba também é um centro regional estudantil respeitável, com 4 universidades (incluindo um campus da UNESP) e várias escolas profissionalizantes, como o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o SESI (Serviço Social da Indústria).
14. Araçatuba possui 6 museus, incluindo um histórico, um de imagem e som, um de arte infanto-juvenil e um de artes plásticas.
15. Um evento famoso na cidade é a Exposição Agropecuária de Araçatuba, realizada anualmente desde 1959. Esse é um dos maiores eventos do noroeste paulista. Com shows musicais, balada, rodeio e leilões de gado, ela levanta cifras gordas: em 1999, os negócios realizados ali giraram em torno do valor de R$ 6,5 milhões.
16. A ufologia bomba na região: em 2009, foram abertas pastas com documentos secretos produzidos por um grupo da FAB (Força Aérea Brasileira) entre 1960 e 1970 comprovando que o interior paulista já foi alvo de ações militares em busca de objetos voadores não identificados. Este ano, o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE) promoveu um evento ufológico de uma semana para discutir o tema.
17. A estréia de Araçatuba no esporte foi em 1914, com o América Futebol Clube. Em 1917 surgiu o Esporte Clube Noroeste. Hoje, disputam o coración dos araçatubense duas equipes: o Atlético Araçatuba, cujo mascote é um tigre (e por isso também chamado de Tigrão) e o AEA (Associação Esportiva Araçatuba), que tem um canário como mascote.
18. A Super chegou a Araçatuba, mas não foi fácil, não – teve até redemoinho de fogo para atrapalhar. Por causa do tempo seco, que provocou queimadas, e de ventos fortes, aconteceu na cidade esse fenômeno raro com chamas muito altas e uma fumaceira imensa que invadiu a pista da Rodovia Marechal Rondon e fez com que ela fosse interditada.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=TF52g1ToPTc&w=425&h=344]
Leia também:
– A @revistasuper chega a Araçatuba. E comemora, é claro!
– 180 perfis que vale a pena você seguir no Twitter