Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

5 maiores desastres espaciais da história

Por Redação Super
Atualizado em 28 jan 2020, 14h38 - Publicado em 17 abr 2014, 17h25

A corrida espacial começou no final dos anos 50 e, apesar das descobertas que as missões tripuladas para o espaço geraram para a humanidade, os acidentes que ocorreram durante esses projetos também marcaram a memória mundial. Até hoje, 21 astronautas morreram dentro dos foguetes, na maioria dos casos, na partida ou retorno à Terra. Relembre os 5 maiores desastres espaciais da história da humanidade.

1. Apollo 1 (Janeiro de 1967)

apollo1_crew_im_simulator

O acidente com a missão Apollo 1, dos Estados Unidos, matou três astronautas antes mesmo da partida da espaçonave. Durante uma simulação de lançamento, o cockpit pegou fogo, com os astronautas Virgil Grissom, Roger Chaffee e Edward White dentro. Falhas na construção da nave espacial não só permitiram o início do incêndio, mas também impediram os astronautas de sair pela saída de emergência. A trágica morte dos três e os erros no projeto levaram a grandes mudanças no projeto Apollo – o mesmo que levou o homem à Lua – e nos procedimentos de segurança nas futuras missões.

2. Soyuz 1 (Abril de 1967)

soyuz-1

Esse foi o primeiro acidente da história da humanidade que ocorreu no espaço. A Soyuz 1, missão tripulada soviética, partiu para a órbita da Terra com o objetivo de trocar tripulação com outra nave, a Soyuz 2. Mas desde o lançamento, o coronel Vladimir Komarov, que comandava a missão, teve problemas técnicos com o módulo espacial. Foram tantos problemas que decidiram abortar a missão. Quando a espaçonave entrou na atmosfera terrestre, Komarov tentou acionar o paraquedas principal, para aliviar a queda, mas ele não funcionou. Com isso, o foguete caiu com um impacto de 140 km/h e o astronauta não teve a menor chance de sobreviver.

Continua após a publicidade

3. Soyuz 11 (Junho de 1971)

soyuz11

Poucos meses após o acidente com a Soyuz 1, três astronautas soviéticos retornavam para a Terra após ficarem 24 dias em órbita numa estação espacial. A Soyuz 11 fez um pouso perfeito, mas quando abriram o foguete encontraram Georgi Dobrovolski, Viktor Patsayev e Vladislav Volkov sentados em suas cadeiras, mortos, com hematomas roxos e sangue vertendo de seus narizes e ouvidos. Descobriu-se que ocorreu uma ruptura na válvula de ventilação, o que acabou expondo a tripulação ao vácuo espacial. Esse foi o único caso de morte de humanos no espaço – e a primeira vez que uma pessoa teve contato com o vácuo do universo. O pouso foi realizado graças ao piloto automático da Soyuz 11.

4. Challenger (Janeiro de 1986)

challenger_flight_51-l_crew

O ônibus espacial Challenger, dos Estados Unidos, fazia uma decolagem televisionada ao vivo, quando explodiu, 72 segundos depois de ser lançado. Faziam parte da tripulação 6 astronautas e uma professora do ensino médio, a primeira civil a participar de uma missão espacial. Greg Jarvis, Christa McAuliffe, Ronald McNair, Ellison Onizuka, Judith Resnik, Michael J. Smith e Dick Scobee morreram diante de um público chocado. A causa para o acidente seria o comportamento instável do anel de borracha que vedava parte do tanque de combustível, quando exposto a temperaturas mais frias. O acidente fez com que a NASA pausasse seu programa espacial por cerca de 32 meses.

Continua após a publicidade

5. Columbia (Fevereiro de 2003)

columbia-destroc%cc%a7os

O último acidente espacial da história aconteceu em 2003, quando o ônibus espacial Columbia, que já havia sido utilizado em 27 missões, se desintegrou ao retornar para a Terra. A espaçonave trazia 7 tripulantes: Rick D. Husband, William McCool, Michael P. Anderson, David M. Brown, Kalpana Chawla, Laurel B. Clark e Ilan Ramon, que haviam ficado 16 dias em órbita. Descobriu-se que a causa do acidente foi uma ruptura no sistema de isolamento térmico na asa esquerda, que ocorreu durante a decolagem.

O programa de ônibus espaciais da NASA acabou sendo descontinuado depois do acidente e os novos projetos para construções de foguetes não foram retomados na administração do presidente Barack Obama. Existem planos para construção de novos tipos de espaçonaves para levar o homem de volta à Lua, mas só lá para 2030.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.