8 sugestões de presentes para uma criança nerd
Ser nerd pode estar na moda, mas não é nada fácil. Pergunte à criança geek mais próxima e descobrirá. Se você ainda não descobriu a melhor maneira de comemorar o Dia das Crianças com seu irmão mais novo, filho, primo ou sobrinho nerd, compilamos algumas dicas. Aproveite, porque a maioria delas você também pode curtir.
1. Filmes e seriados
Nunca é cedo demais para Star Trek ou Star Wars. Principalmente para este garoto, que foi filmado no momento em que assistia à cena mais famosa e mais chocante da série criada por George Lucas. Mas se você acha que a sua criança é muito nova para entender a trama complexa da saga de Anakin Skywalker, há outras opções. George, o curioso é um filme – e um desenho animado – adequado para os mais novinhos. A história do macaquinho curioso incentiva as crianças a explorarem o mundo ao seu redor. Sua criança é mais crescidinha? Que tal a adaptação cinematográfica do Guia do Mochileiro das Galáxias? Os pequenos podem não entender tudo, mas o filme é uma porta aberta para a ficção científica “adulta”. Dr. Who, o seriado britânico de ficção científica que começou lá na década de 60 e é produzido até hoje, também é uma boa pedida – e você também vai curtir muito.
Rockband, Guitar Hero, Fruit Ninja (no Xbox), tênis (no Wii), Super Mario, diversos games de corrida… A enorme variedade de títulos não para de crescer. Dê prioridade para os jogos não violentos.
3. Fantasia de super-herói
Toda criança tem aquela fase de não largar a roupinha de princesa ou não se separar jamais da máscara do Homem-Aranha. Uma fantasia de super-herói é tudo que uma criança nerd precisa para enfrentar tarefas difícieis do dia-a-dia: brincar pala casa e salvar o mundo!
4. Livros de literatura fantástica
Não faz diferença se você é do time do Tolkien, do time da J.K. Rowling ou não curte os clássicos. O importante é incentivar o hábito da leitura. Vale de tudo: de contos de fadas clássicos – como os dos Irmãos Grimm ou Hans Christian Andersen – até histórias mais modernas, como as obras infantis do escritor britânico Neil Gaiman: O Livro do Cemitério, Stardust ou Coraline são as minhas sugestões para algumas horas de diversão.
5. Excursão pelos museus da sua cidade
O ideal é um passeio por um museu de história natural que contenha ossos de dinossauros, fósseis de plantas e animais, simulações de como era a vida na Terra há milhões de anos. Ou então um observatório que mostre galáxias distantes do nosso planeta. Mas se não houver nada desse tipo na cidade onde você mora, qualquer museu vale o passeio! Crianças em geral adoram (e precisam) aprender mais sobre o mundo. Alguns museus contam com programação para crianças, com contação de histórias e roteiros especiais. Fique de olho no que sua cidade pode oferecer!
6. Alquimia
O melhor jeito de aprender alguma coisa é brincando, certo? Esse kit da Grow vem com 75 experimentos químicos, com fórmulas pra criar “poções” borbulhantes e divertidas. Mas você nem precisa do joguinho para bancar o químico com a sua criança. Na internet existem diversos sites e canais de Youtube com experiências legais para fazer com a criança usando ingredientes do dia-a-dia. O site para crianças do Instituto Ciência Hoje tem várias sugestões.
7. Lego eletrônico
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=zrjNvU3ap8w?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D
Ainda que existam manuais de montagem, a criança vai precisar da sua ajuda para colocar de pé esses robôs incríveis. A série Mindstorms NXT (do vídeo acima) chega a custar quase 2 mil reais, mas existem versões mais baratas – e o Lego normal é um presente bacana também, claro!
8. Roupas tecnológicas
Criança não gosta de comprar roupa, certo? Mas e se for uma camiseta-guitarra, que tira som de verdade?
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=V6JjY-AKPIY?feature=oembed&w=474&h=267%5D
O Think Geek é o paraíso nerd das compras. Além dessa camiseta incrível, ele vende outras roupas interativas, gadgets e brinquedos superlegais – e o preço nem é muito alto. O problema: o frete pra São Paulo é quase 60 dólares. Mas se várias pessoas se juntarem pra comprar algo nem fica tão caro assim, vai?