Cinco bandas sul-africanas que você precisa ouvir
Sejamos justos com a África do Sul. Sim, ela nos apresentou a praga das vuvuzelas, mas o país que está sediando a Copa também tem muita coisa boa pra oferecer aos nossos ouvidos. A gente deu uma checada no que está rolando na cena musical sul-africana e descobriu sons que vale a pena ouvir. Separamos 5 bandas e cantores do país que você precisa conhecer:
5º Chris Chameleon
Se você quer conhecer música na língua africâner, vale a pena ouvir o som do cantor e compositor Chris Chameleon. Os clipes dele são péssimos (por isso colocamos só o MySpace), mas vamos abstrair isso porque a sua voz é poderosa e a música pop calminha que ele faz é bem bacana.
MySpace: /chrischameleon
4º The Parlotones
A banda de pop-rock é sucesso na África do Sul, participou da abertura da Copa e tem feito vários shows pela Europa. Eles foram considerados a versão sul africana para o The Killers, mas com bem menos pretensão. O som é divertidinho, assim como os clipes:
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=OPo3KLZ4SpM&w=560&h=340]
MySpace: /theparlotones
3º Freshlyground
Notou os africanos que cantam com a Shakira na música tema da Copa (“Waka Waka”)? Eles são a banda Freshlyground. Eles misturam elementos do kwela, um gênero tradicional sul africano, com blues, jazz e até um pouco de indie rock. Além de sul-africanos, a banda também tem gente do Zimbábue e Moçambique:
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=9nUAarErp5Y&w=560&h=340]
MySpace: /freshlygroundsa
2º Goldfish
A dupla Dominic Peters e David Poole, da Cidade do Cabo, faz música eletrônica misturando instrumentos acústicos como contrabaixo, saxofones, flauta e vocais com samplers e sintetizadores. E o som deles ainda tem elementos do jazz e da música africana tradicional, o que resulta em algo dançante e bom de ouvir. Mesmo se você não curtir o estilo, vale a pena assistir ao clipe:
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=RAdX_nwXlrY&w=560&h=340]
MySpace: /goldfishlive
1º BLK JKS
A banda de Joanesburgo (cujo nome se pronuncia Black Jacks) foi “descoberta” pelo DJ americano Diplo em uma turnê pela África do Sul. É difícil definir o som que eles fazem, mas rola uma mistura de ska, reggae, jazz, rock e o ritmo sul-africano kwaito. Além de cantar em inglês, o vocalista Lindani Buthelezi mistura dialetos e algumas das línguas oficiais sul-africanas, como zulu e xhosa.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=3Pv9PivRJUE&w=560&h=340]
MySpace: /blkjks