Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Cinco bandas sul-africanas que você precisa ouvir

Por Ana Carolina Prado
Atualizado em 21 dez 2016, 08h50 - Publicado em 29 jun 2010, 17h14

Sejamos justos com a África do Sul. Sim, ela nos apresentou a praga das vuvuzelas, mas o país que está sediando a Copa também tem muita coisa boa pra oferecer aos nossos ouvidos. A gente deu uma checada no que está rolando na cena musical sul-africana e descobriu sons que vale a pena ouvir. Separamos 5 bandas e cantores do país que você precisa conhecer:

5º Chris Chameleon

chris-chameleon

Se você quer conhecer música na língua africâner, vale a pena ouvir o som do cantor e compositor Chris Chameleon. Os clipes dele são péssimos (por isso colocamos só o MySpace), mas vamos abstrair isso porque a sua voz é poderosa e a música pop calminha que ele faz é bem bacana.

MySpace: /chrischameleon

4º The Parlotones
A banda de pop-rock é sucesso na África do Sul, participou da abertura da Copa e tem feito vários shows pela Europa. Eles foram considerados a versão sul africana para o The Killers, mas com bem menos pretensão. O som é divertidinho, assim como os clipes:

Continua após a publicidade

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=OPo3KLZ4SpM&w=560&h=340]

MySpace: /theparlotones

3º Freshlyground
Notou os africanos que cantam com a Shakira na música tema da Copa (“Waka Waka”)? Eles são a banda Freshlyground. Eles misturam elementos do kwela, um gênero tradicional sul africano, com blues, jazz e até um pouco de indie rock. Além de sul-africanos, a banda também tem gente do Zimbábue e Moçambique:

Continua após a publicidade

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=9nUAarErp5Y&w=560&h=340]

MySpace: /freshlygroundsa

2º Goldfish
A dupla Dominic Peters e David Poole, da Cidade do Cabo, faz música eletrônica misturando instrumentos acústicos como contrabaixo, saxofones, flauta e vocais com samplers e sintetizadores. E o som deles ainda tem elementos do jazz e da música africana tradicional, o que resulta em algo dançante e bom de ouvir. Mesmo se você não curtir o estilo, vale a pena assistir ao clipe:

Continua após a publicidade

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=RAdX_nwXlrY&w=560&h=340]

MySpace: /goldfishlive

1º BLK JKS
A banda de Joanesburgo (cujo nome se pronuncia Black Jacks) foi “descoberta” pelo DJ americano Diplo em uma turnê pela África do Sul. É difícil definir o som que eles fazem, mas rola uma mistura de ska, reggae, jazz, rock e o ritmo sul-africano kwaito. Além de cantar em inglês, o vocalista Lindani Buthelezi mistura dialetos e algumas das línguas oficiais sul-africanas, como zulu e xhosa.

Continua após a publicidade

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=3Pv9PivRJUE&w=560&h=340]

MySpace: /blkjks

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.