PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

10 documentários que você não pode morrer sem assistir

Por turma-do-fundao
Atualizado em 4 set 2024, 08h50 - Publicado em 7 dez 2015, 16h26

marianna_ribeiro

1) Blackfish (2013)
docs_blackfish
NOTA NO IMDB: 8,1
DISPONÍVEL EM: Netflix, DVD, Blu-ray, YouTube (pago)

O documentário norte-americano de 2013 debate um acalorado tema: o uso de baleias em atrações do Sea World. No filme, são apresentados argumentos que, além de ensinar um pouco sobre esses grandes mamíferos, também fazem pensar sobre as condições em que esses animais são mantidos nos parques de diversão. A dúvida que o filme planta na cabeça é o quão seguras (tanto para os animais quanto para os humanos) e corretas são as instalações desse tipo.

2) The Dark Matter of Love (2012)
docs_darkmatter
NOTA NO IMDB: 7,4
DISPONÍVEL EM: Netflix

Já nos primeiros minutos do documentário é possível perceber a sutileza e o drama que o filme irá propor. Somos apresentados a três órfãos russos que, em breve, se mudarão para os EUA, onde irão morar com um casal que se conheceu na Disneylândia e sua filha. A emocionante obra retrata o dia-a-dia dessa família e mostra as dificuldades e alegrias do processo de formação de uma nova família por meio da adoção.

3) Doméstica (2012)
docs_domestica
NOTA NO IMDB: 7
DISPONÍVEL EM: Netflix, Vimeo

Continua após a publicidade

Filmado por crianças, este documentário brasileiro retrata a rotina e as relações entre as empregadas domésticas e as famílias para as quais trabalham. Além dos jovens cineastas, as cenas também foram gravadas por suas respectivas empregadas, mostrando assim o ponto de vista de ambos sobre este convívio.

4) Sugar Vs. Fat (2014)
docs_sugar
NOTA NO IMDB: 6,5
DISPONÍVEL EM: Netflix, YouTube

Já parou para se perguntar o que acontece quando alguém se submete a dietas da moda que cortam quase que por completo o consumo de açúcar ou gordura? Bom, os médicos gêmeos Chris e Xand Van Tulleken o fizeram com o acompanhamento de uma nutricionista para comprovar os efeitos de cada dieta e compará-las. O resultado: os dois perderam peso, mas tiveram a saúde comprometida e a rotina afetada devido à dieta radical.

5) Pixo (2009)
docs_pixo
NOTA NO IMDB: 7,5
DISPONÍVEL EM: Netflix, YouTube

Continua após a publicidade

Para alguns, uma forma de arte e protesto, para outros, apenas degradação do patrimônio público – o pixo é um assunto bem polêmico. Este documentário debate o tema e também mostra o cotidiano dos pixadores, seus conflitos com a polícia e o impacto social e cultural da pixação em São Paulo, além de sua influência no cenário mundial.

6) Nossa Querida Freda (2013)
docs_freda
NOTA NO IMDB: 7,2
DISPONÍVEL EM: Netflix, YouTube

Já imaginou como seria trabalhar para os Beatles? A sortuda Freda Kelly teve essa oportunidade em 1962, aos 17 anos, quando ingressou em seu trabalho de secretária da banda. O filme conta em primeira mão todos os segredos dos bastidores da banda, informações que foram mantidas em sigilo por mais de 50 anos pela leal secretária.

7) Dear Mr. Watterson (2013)
docs_watterson
NOTA NO IMDB: 6,3
DISPONÍVEL EM: Netflix, YouTube (pago)

Continua após a publicidade

Quem não conhece e já se divertiu com as famosas histórias em quadrinhos de Calvin & Haroldo? Esse documentário explora o surgimento e a fama desses marcantes personagens, além de abordar o impacto que a tira, criada pelo cartunista Bill Watterson, teve na vida de muitas pessoas. Claro que fica faltando uma entrevista com o próprio Watterson, autor recluso por opção e que não dá entrevistas quase nunca. Mas é um filme bom para relembrar o encanto da tira.

8) We Are Legion: The Story of The Hacktivists (2012)
docs_wearelegion
NOTA NO IMDB: 7,4
DISPONÍVEL EM: Netflix, YouTube

O documentário mostra de maneira clara e profunda o trajeto percorrido pelo famoso grupo de “hacktivistas” mundialmente conhecido como Anonymous. O filme explica como, de uma hora para outra, as ações e protestos do grupo se tornaram tão importantes e significativas em uma escala internacional.

9) The True Cost (2015)
docs_truecost
NOTA NO IMDB: 7,6
DISPONÍVEL EM: Netflix

Continua após a publicidade

Este documentário aborda a relação entre a alta demanda de alta-costura por baixo custo e a exploração de trabalhadores nas fábricas para garantir estes preços. O diretor Andrew Morgan viajou por 13 países para flagrar e mostrar como as peças baratas vendidas por marcas como H&M, Gap, Zara, Walmart e Target dependem de trabalho abusivo, feito por mão de obra barata. Também aborda o gigantesco impacto ambiental causado pela indústria da moda.

10) Kids for Cash (2013)
docs_kidsforcash
NOTA NO IMDB: 7,1
DISPONÍVEL EM: Netflix

O filme trata sobre o escândalo que veio à tona em 2009 nos EUA. Naquela época, um juiz no estado da Pensilvânia estava dando penas extremamente rígidas, mesmo para crimes leves, a jovens delinquentes. O pai de um desses jovens não concordou com as duras penas para crimes banais e decidiu investigar o que realmente havia por traz dessas sentenças. Ele então descobriu um grande esquema de corrupção milionário entre esse juiz e o presídio privatizado para o qual essas crianças eram enviadas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.