As histórias do dinossauro vegetariano que nasceu de um ovo abandonado ao sol revelam um dos lados mais filosóficos do criador da Turma da Mônica. Horácio e Seus Amigos Dinossauros (Panini, 112 pgs., R$ 46) é o primeiro volume de uma coleção que irá republicar as histórias originais do personagem no período de 1963 a 1965.
As tirinhas evidenciam o caráter atemporal das reflexões propostas por Mauricio de Sousa, que, de forma brilhante, insere em um mundo infantil e fantasioso temas de grande peso existencial e relevância.
A Turma da Mônica constantemente apresenta às crianças a diversos temas educacionais, mas Horácio trata essa proposta mais profundamente. Cada página do encadernado traz não só esses estímulos a pensar, mas também pitadas de nostalgia. Tudo embrulhado com um acabamento gráfico impecável que faz jus ao padrão MSP.
A biografia do autor está nas últimas páginas. Nada mais justo para o único personagem que ainda tem todas as suas histórias escritas apenas por Mauricio de Sousa.