A cena é clássica. Uma mulher está distraída no chuveiro quando uma sombra aparece por trás da cortina. A faca desce. A mulher solta um grito.
Pelo menos uma vez na vida você já deve ter visto ou ouvido falar de Psicose, o famoso filme de Alfred Hitchcock, o mestre do suspense. Mas você sabia que o filme é completamente baseado em um livro homônimo, relançado agora no Brasil?
Em Psicose (DarkSide Books, 240 pgs., R$ 34,90), o autor Robert Bloch conta a história de Mary, uma jovem dama que surpreende a todos cometendo um crime: ela rouba US$ 40 mil do local onde trabalha. Na fuga, Mary se perde e decide passar a noite em um estabelecimento um pouco precário à beira da estrada, e é então que as coisas desandam…
O Motel Bates é comandado por Norman Bates, um homem de 40 anos que mora com sua mãe, com quem tem uma relação complicada e incomum. Ele faz de tudo por sua mãe, mas briga com ela quando Mary chega ao motel e decide beber para afastar a irritação. Norman desmaia e, quando acorda, percebe que coisas estranhas aconteceram em seu motel.
A narração se alterna entre o ponto de vista de Norman, o de Mary e os de outros personagens conforme estes ganham importância, o que faz com que a história flua de um jeito dinâmico e causa grandes surpresas. O livro tem um estilo bem moderno, apesar de ter sido escrito há mais de 50 anos, e é bem fácil de ler. O ritmo de suspense que existe no filme é facilmente transmitido pelas páginas e deixa quem lê com o coração na boca em diversos momentos.
Psicose possui ótimas críticas e o famoso escritor Stephen King disse que “teve uma influência fundamental no curso da literatura norte-americana”. E, se você ainda precisa de mais um motivo para ler, aqui está: a nova edição (limitada) lançada pela editora DarkSide. Além de ter capa dura e comentário assinado pelo próprio Hitchcock, ainda tem fotos do filme do diretor que aumentam a experiência de imersão.
Se você já viu o filme, leia. Se não viu o filme, leia. Agora, se você já tem problemas de insônia, ler Psicose não vai ajudar muito…