PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Dica TdF – Quero Matar Hitler

Por turma-do-fundao
Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 16 jan 2013, 14h23

gustavo_majzoub

queromatarhitler

Imagem: divulgação (Ediouro)

O nazismo foi uma marca na história da humanidade. Talvez nenhum outro regime seja mais conhecido que ele. Mais do que imagens, coisas como a suástica e a saudação nazista com o braço levantado são marcas e memórias de um regime brutal e totalitário que, durante seu governo, executou ao menos sete milhões de civis, entre judeus, ciganos, eslavos e inválidos.

Continua após a publicidade

Diante disso, muitos se perguntam: os alemães sabiam das atrocidades promovidas pelos nazistas? Se sabiam, se opuseram ao regime? Alguém se arriscou a tentar eliminar o Partido Nazista e evitar mais mortes?

Para responder essas e outras perguntas, o historiador Roger Moorhouse nos traz o livro Quero Matar Hitler – uma investigação completa sobre todas as conspirações para assassinar o ditador que enganou a morte (Ediouro, 400 pgs., R$ 54,90).  Tomando como plano de fundo a situação socioeconômica e política da Alemanha na época do regime nazista, o livro apresenta, com descrições ricas em detalhes, relatos de algumas das 42 empreitadas para assassinar Hitler e a cúpula do Partido Nazista.

Entre os candidatos, estão: um noviço suíço, para o qual matar Hitler seria a vontade de Deus, os russos, movidos pelo misto de loucura e paixão de Stálin, os ingleses desastrados, os ultranacionalistas do Wehrmatch, o Exército Alemão ( dentre os quais Claus Von Stauffenberg, único dos conspiradores cujo nome é reconhecido, em grande parte por causa do estrondoso sucesso do filme Operação Valquíria) e até um discípulo do Führer, Albert Speer.

Continua após a publicidade

Junto com essas histórias, que justificam o título, Moorhouse descreve, baseado em fontes que estavam inseridas na cúpula do Partido, como se formaram as SS, quais foram as manobras políticas utilizadas por Hitler para subjugar a Europa, os detalhes da vida pessoal do líder e outras curiosidades.

Além de valer a pena como obra, Quero Matar Hitler nos mostra que alguns tentaram resistir contra o regime tirânico e que devemos cuidar para que tudo isso nunca se repita. Ah, e para quem curte saber sobre a Segunda Guerra, recomendo também um filme alemão chamado A Queda- As Últimas Horas de Hitler, sobre o fim do regime e o destino dos líderes nazistas, e o livro Futebol e Guerra, sobre as atrocidades cometidas pelos alemães na Ucrânia, baseado na história de um time de futebol.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.