Sabe aquele livro que, só de olhar para a capa, você já sabe que é bom? Foi isso que aconteceu quando vi Sombra e Ossos (Editora Gutenberg, 285 pgs., R$ 34,90), de Leigh Bardugo. Além de ter uma capa linda, a obra ainda é recomendada por Rick Riordan!
Em um local habitado por monstros e feiticeiros poderosos conhecidos como Grishas, vive a órfã Alina Starkov, uma garota que trabalha como cartógrafa e sempre teve uma vida normal. A única certeza na vida de Alina é que, independentemente do que aconteça, seu melhor amigo (e paixão secreta) Maly sempre estará ao seu lado.
Os dois fazem parte de um grupo militar e, certo dia, recebem uma missão que irá virar suas vidas de cabeça para baixo: atravessar a Dobra da Sombras, um vale obscuro habitado pelas mais temíveis criaturas já conhecidas, os Volcras. No meio do trajeto, o grupo é atacado e boa parte das pessoas morre. Para salvar Maly, Alina acidentalmente evoca um poder tão maravilhoso que ele poderá tanto salvar o reino como destruí-lo.
Depois disso, a garota é levada para Os Alta, local onde os Grishas são treinados para dominarem seus poderes. Lá, ela conhece “o Darkling”, líder dos Grisha. Ele acredita que, com sua ajuda, a Dobra das Sombras poderá finalmente ser destruída. Mas conviver com um Grisha tão poderoso e sedutor fará Alina repensar o que sente por Maly. Dividida entre sua antiga casa e Os Alta, Alina deve decidir se deixará o Darkling usar seu poder para salvar o reino.
Surpreendente e viciante, a trama de desenvolve de forma emocionante , com assassinatos, lutas, política e magia. Algumas partes da obra assemelham-se a sagas famosas como Harry Potter e Game of Thrones.
A obra faz o leitor torcer muito por Alina. A transformação pela qual a protagonista passa é impressionante: no começo, ela é frágil e assustada e, com o tempo, transforma-se em uma menina decidida.
As descrições de Bardugo para os ambientes e situações são sempre muito detalhadas, o que ajuda na imersão da história. O roteiro é cercado de mistérios e instiga o leitor a descobri-los.
Este é apenas o primeiro livro de uma trilogia. O segundo volume, Siege And Storm, foi lançado em junho de 2013 nos EUA, mas ainda não no Brasil, e a última obra deve sair este ano. A Trilogia Grisha tem tudo para tornar-se a queridinha de muitos leitores.