Batman & Robin – Edição Definitiva (Ed. Panini, 444 págs., R$ 99) compila todas as edições do gibi norte-americano Batman & Robin, lançado em 2009, escritas pelo autor britânico Grant Morrison. O quadrinista, famoso por obras como Os Invisíveis e Asilo Arkham, criou uma aventura épica com os dois personagens e sua fase é lembrada até hoje.
Para situar o leitor: a história começa numa época em que Bruce Wayne supostamente está morto e Dick Grayson (o primeiro Robin) tomou seu lugar como Batman. Já o Robin atual é Damian Wayne, filho de Bruce com a vilã Talia al Ghul, que foi criado pela Liga dos Assassinos.
Ao longo das histórias, Batman e Robin enfrentam vilões como Professor Porko, Capuz Vermelho e o Flamingo. Também visitam a Inglaterra, descobrem uma nova área na Batcaverna, aliam-se à Batwoman e descobrem um importante segredo relacionado à morte de Bruce Wayne.
O legal da HQ, em relação ao conteúdo, é a forma como Dick e Damian precisam lidar com suas diferenças para que a Dupla Dinâmica consiga enfrentar antigos inimigos de Gotham. Dick é mais cauteloso e bem-humorado, enquanto Damian é impetuoso e violento. A maré de vilões é intensa em toda a história e, na medida em que as coisas vão acontecendo, é possível observar o desenvolvimento de todos os personagens.
A arte da obra, bastante colorida, também agrada. Morrison uniu-se a grandes desenhistas como Frank Quitely, Cameron Stewart e Andy Clark para apresentar sua visão do Batman.
Este encadernado não peca em nenhum aspecto. Os extras compõem um tour guiado pela criação de Batman & Robin, com alguns comentários sobre cada uma das 16 edições que foram unidas. Mostra também o processo de criação da HQ, um passo a passo de como a edição foi montada e os designs, a origem e a criação dos novos personagens e também de vilões clássicos – dentre eles, o Coringa.
É, sem dúvida, uma brilhante edição, extraordinariamente bonita e com conteúdo rico que deixa todo fã de Batman & Robin louco pra tê-la em mãos.