A Batalha do Apocalipse: da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo (Ed. Verus, 586 págs., R$ 40,00), é mais uma das maravilhas da literatura brasileira – e é meu livro preferido! Ele foi publicado pela primeira vez em 2007, pelo site Jovem Nerd.
O título é bem sugestivo e a trama é baseada na épica batalha entre o céu e o inferno, que está prestes a chegar ao fim. Até aí, nada novo. Mas, o autor, Eduardo Spohr, conseguiu elaborar personagens com grande magnitude, fazendo com que o leitor se interesse ainda mais por eles à cada página. Além disso, ele foi capaz de trabalhar com fatos históricos de forma inigualável, fazendo com que um tema tão comum possa ser visto como “inédito”.
Ablon é um anjo renegado que, após a rebelião comandada por Lúcifer, foi condenado a vagar pela Terra por todo eternidade. Agora, ele se encontra no centro conflito mais aguardado de todos os tempos: o fim do mundo. Ele não pode contar com a ajuda dos seres que habitam o paraíso e, ao mesmo tempo, se recusa a se juntar à Estrela da Manhã, que quer destronar os arcanjos tirânicos e tomar o poder divino.
Assim, o líder dos renegados tem apenas uma aliada, sua grande amiga necromante Shamira, que deve ajudá-lo a desempenhar seu papel na batalha definitiva.
Yahweh está prestes a despertar de seu descanso do sétimo dia e a humanidade de encarar, de uma vez por todas, seu destino.
Por fim, uma recomendação: a história é rica em detalhes, por isso, segure sua empolgação e ansiedade (se é que isso é possível!) para não perder as minúcias que o autor oferece. Boa leitura!