5) Os Mercenários 2
Após derrubar o ditador em Os Mercenários, Barney Ross e sua equipe voltam ainda mais agressivos na sequência. Desta vez, eles têm que enfrentar o vilão Villain (Jean Claude Van Damme),que tem como objetivo vender várias toneladas de plutônio.
Além de contar com atores como Stallone, Statham, Lee e Lundgren no elenco, o filme também traz ninguém mais, ninguém menos que Chuck Norris, o mito do mundo virtual. O filme diverte nas cenas certas e mostra um roteiro mais aprofundado do que o do primeiro, nos apresentando, assim, mais uma boa surpresa em 2012.
4) Missão Impossível 4: Protocolo Fantasma
O último filme de Tom Cruise na franquia Missão Impossível fez algo (desculpem o trocadilho) considerado impossível: fazer com que todos os outros três filmes da série parecessem programação de Sessão da Tarde.
Sim, Protocolo Fantasma atingiu um nível cinematográfico incrivelmente superior, com uma história bem trabalhada e com cenas de tirar o fôlego. O filme também serve para nos apresentar o novo provável protagonista da série, Jeremy Renner (Os Vingadores, Legado Bourne).
3) MIB – Homens de Preto 3
Após o fracasso de MIB 2 (2002), muitos fãs da franquia pensaram que nunca mais veriam os Agentes K e J numa tela de cinema novamente. Ainda bem que erraram, pois MIB 3 foi anunciado e surpreendeu muita gente.
Desta vez, os roteiristas capricharam e conseguiram um roteiro emocionante e divertido ao mesmo tempo. Na história, um antigo inimigo do Agente K (Tomy Lee Jones) ressurge, fazendo com que o Agente J (Will Smith) tenha que voltar no tempo para salvar seu parceiro. No filme, destacam-se as atuações de Will Smith, de Michael Stuhlbarg (que roubou a cena em parte do filme) e de Josh Brolin, que, além de ser parecido fisicamente com Jones,conseguiu interpretar o K de modo parecido. Um final perfeito pra trilogia.
2) Os Vingadores
Eu sou meio suspeito para falar sobre esse blockbuster porque eu simplesmente AMEI o filme. Mas juro que tentarei não ser um “marvete” ao falar dele.
Quando você soube que a Marvel/Disney uniria Capitão América, Homem de Ferro, Thor e Hulk num único filme, qual foi sua reação? Medo, alegria ou as duas ao mesmo tempo? Pois é, Joss Whedon tinha em mãos uma missão quase impossível ao aceitar dirigir esse filme. Agradar fãs e pessoas que nunca leram uma HQ é algo muito difícil, ainda mais quando o filme pretende retratar a união de vários personagens que já tinham uma história desenvolvida em seus filmes solos
Mas o filme contrariou qualquer expectativa negativa. As sessões de pré-estreia foram lotadas, os críticos ficaram surpresos e os heróis mais poderosos da Terra se tornaram um fenômeno mundial. Enfim, Os Vingadores foi a surpresa do ano e ficou quatro semanas no topo das bilheterias mundiais.
1) Sherlock Holmes: O Jogo De Sombras
Este filme foi minha maior dúvida pra lista, porque foi lançado em 2011 nos EUA. Acabei optando por colocá-lo. Na continuação de Sherlock Holmes (2009), vemos um Watson prestes a se casar e vivendo um dilema pessoal: Abandonar a vida repleta de ação e emoção ao lado de seu parceiro ou sossegar com sua esposa e não correr nenhum risco?
Enquanto isso, vemos um Sherlock se dedicando ao máximo para tentar solucionar o caso das mortes ao redor do mundo e, consequentemente, evitar uma provável Guerra Mundial. Com um roteiro brilhante, atuações sem igual (dando um mérito maior a Jared Harris e Robert D. Jr), fotografia excelente e com uma direção sensacional, Sherlock Holmes: O Jogo De Sombras misturou ação, mistério e diversão num só filme.