O psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) provou que a inteligência das crianças se desenvolve de forma parecida com a lógica das operações matemáticas. Com base nessa descoberta, professores da universidade federal de Pernambuco começaram a testar um projeto inovador em crianças de 6 a 7 anos, de quatro escolas públicas de Recife – a alfabetização matemática antes da alfabetização propriamente dita. Ou seja, as crianças só aprendem a ler e a escrever depois de conhecer os conceitos matemáticos.
Elas começam ordenando figuras pelo tamanho, depois são apresentadas as noções de agrupar e separar, somar e subtrair, multiplicar e dividir. “A proposta é fazer com que desenvolviam o raciocínio” e, explica o professor João Barbosa de Oliveira, coordenador do projeto. As aulas são datas e com base em duas cartilhas que contém exercícios e jogos. Dominando os fundamentos do mundo matemático, as crianças devem compreender com mais facilidade como se dividem as sílabas e como se formam novas palavras com as sílabas obtidas e frases com essas palavras.