4 jeitos de desentupir um vaso – sem desentupidor
Nem todo mundo está prevenido para desobstruir um vaso sanitário. Mas é possível improvisar com recursos tão eficientes quanto os convencionais.
Garrafada
Corte uma garrafa pet ao meio e encaixe um cabo de vassoura no bocal – se ficar frouxo, vede com fita isolante. Daí em diante, utilize como um desentupidor convencional: introduza a engenhoca na saída de água do vaso e faça movimentos de sucção até o que estiver obstruindo a passagem de água descer ou subir.
Faça pilates
Uma bola de borracha de 50 a 65 cm de diâmetro também faz as vezes de desentupidor. Empurre-a pela boca do vaso até vedar. Quando tiver certeza que não há por onde o ar entrar, dê a descarga. A pressão fará com que a maçaroca entalada flua pelo encanamento.
Soro caseiro
Se o entupimento foi causado apenas por acúmulo de dejetos, vai uma receita caseira: despeje meio litro de água sanitária no vaso, deixe agir por uma hora e dê descarga. Receita gourmet “instantânea”: 1/2 copo de vinagre e 1/2 copo de bicarbonato. O resultado é o mesmo, mas em apenas meia hora.
Saídas de emergência
Use o chuveirinho do box na temperatura e potência máximas. O calor pode dissolver dejetos e papel higiênico amassado. Se não funcionar, tente abrir caminho (ou puxar o objeto lacrador) com um cabide de arame desentortado – coloque uma fita adesiva na ponta para não arranhar a louça.
Fontes: Thabata Lima, consultora da empresa de produtos de limpeza doméstica Bettanin e Sampex Desentupidora