GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

6 perguntas curiosas sobre gravidez

O amor de um espermatozoide persistente por um óvulo maduro

1. Grávidas sentem mais desejo?

Não é regra, mas muitas, sim. Principalmente nos primeiros meses, quando as mudanças físicas ainda não dificultam tanto o sexo. A gravidez leva ao aumento da irrigação genital e da produção dos hormônios femininos.

 

2. Dá para engravidar depois da menopausa?

De forma natural, não. A menopausa é a última menstruação da mulher e corresponde ao momento em que o ovário deixa de produzir óvulos. Mas, no período de transição e irregularidade menstrual que antecede a menopausa, embora a fertilidade já esteja bastante reduzida, ainda pode haver gravidez.

 

3. É possível engravidar fazendo sexo na piscina?

Se rolar penetração, sim – mesmo com camisinha. Vai depender da profundidade, da quantidade de esperma e do contato dele com o colo do útero. A água não impede a gravidez porque o cloro e outros produtos utilizados para tratá-la não têm efeito espermicida. Eles também podem ressecar o látex do preservativo e causar rachaduras, principalmente se a piscina for aquecida. Aí, os espermatozoides acharão uma brecha e vão correr para o abraço.

 

4. O óvulo pode ser fecundado durante o período menstrual?

Não é provável que exista um óvulo pronto para ser fecundado nessa fase, já que seu desenvolvimento começa na menstruação e termina depois de 14 dias. Mas algum pode furar o esquema e, sim, estar prontinho para a fecundação justamente no período menstrual.

 

5. Por que a mulher precisa ficar de quarentena sexual depois do parto?

O colo do útero, que se dilatou, leva semanas para cicatrizar e fechar. Assim, ele volta a proteger contra a subida de micro-organismos que podem vir de carona na glande ou no látex da camisinha. “Se o parto foi normal, é preciso aguardar a cicatrização do corte na vagina realizado para facilitar a saída do bebê”, explica Mariano Tamura, ginecologista e obstetra.

 

6. Quantos óvulos uma mulher produz durante a vida?

Em média, de 400 a 500. Eles são gerados por parte dos folículos, que se formam ainda no feto a partir do 5º mês de gestação. Nesse período, a quantidade de folículos pode chegar a 10 milhões. Próximo ao nascimento, esse número cai para 1,5 milhão e, perto da primeira menstruação, 500 mil.