Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

A rádio do Juízo Final

Emissora russa transmite sinal misterioso e incompreensível; código pode conter instruções para uma eventual guerra nuclear

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 29 jun 2014, 22h00

Marina Darmaros, de Moscou

“UVB 76. 180 08 BROMAL 74 27 99 14. Boris, Roman, Olga, Mikhail, Anna, Larissa. 7 4 2 7 9 9 1 4”. Essa é uma das mensagens emitidas pela UVB-76: a emissora de rádio mais misteriosa do planeta. Ninguém sabe exatamente de onde ela transmite ou o que significam suas instruções, que alternam bipes e códigos, como este acima, lidos em russo por um locutor. A primeira transmissão de que se tem registro aconteceu em 1982, com a Guerra Fria a todo vapor, e desde então milhares de pessoas pelo mundo tentam descobrir do que se trata (é possível ouvir a rádio, ao vivo, pelo site uvb-76.net).
O sinal da UVB-76 é mais forte numa área militar de Pskov, extremo oeste da Rússia, o que leva os fãs da rádio a acreditar que seja uma transmissão do Exército russo – e seus códigos contenham instruções secretas. “São sinais do sistema de gerenciamento militar do RVSN (Força de Mísseis Estratégicos da Rússia). Indicam o início de exercícios, alertas ou lançamento de mísseis”, diz um deles num fórum russo. Há quem vá além e ache que os bipes transmitidos pela rádio, numa espécie de código morse, controlem um sistema de lançamento de mísseis – que disparariam automaticamente em caso de um ataque nuclear dos EUA contra a Rússia. Hoje, isso parece bem pouco provável. Mas as transmissões da rádio, cada vez mais frequentes (só no último dia 27 de dezembro, seis mensagens foram lidas pelo locutor), sugerem que haja algo a mais por trás do mistério.

Foto: thinkstoclphotos.com

Publicidade