GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A revolução será visualizada

Editorial

Sérgio Gwercman, diretor de redação

A primeira década do século 21 foi transformadora. Quando ela começou, o mundo era um. Agora que terminou é outro muito diferente. A economia brasileira cresceu 100%. Qualquer um pode conhecer os seus genes. Em breve vai poder viajar para o espaço. Mas eu queria usar este espaço para falar especificamente de uma transformação, a minha favorita entre todas: a capacidade de armazenamento de dados.

Sério? Sério. Porque há uma revolução acontecendo por aí, escondida atrás desse nome nerd. Funciona assim: armazenar dados é a mesma coisa que guardar informação. Algo que antes era limitado pelo enorme custo de imprimir em papel e que hoje pode ser feito praticamente de graça, num espaço quase infinito. O resultado? Vivemos hoje inundados por números e estatísticas. Nunca tínhamos tido acesso a tantos dados.

Mas há um problema: informação é bom, mas sozinha costuma não fazer muito sentido. Aí entra a SUPER. A gente trabalha para traduzir essa revolução para você. Apuramos os tais dados e os transformamos em visualizações: gráficos e infográficos que permitem entender e dar contexto aos números, enxergar as tendências, as anomalias, as transformações. As vi­sualizações estão espalhadas por boa parte da reportagem de capa desta edição. Elas vão ajudar você a compreender como os últimos 10 anos transformaram a sua vida para sempre.

Um grande abraço.

Sérgio

Esta edição foi a última edição que fechamos em 2009. Foi um ano especial por aqui. A crise de que o mundo inteiro falava simplesmente não aconteceu para nós. O tempo lá fora até que esteve sujeito a ventanias e trovoadas, mas aqui dentro o pessoal veio trabalhar toda manhã com a disposição de quem caminhava para um dia na praia. E usou muita criatividade para se desviar das nuvens que apareceram vez ou outra no céu. Designers, jornalistas, equipes de marketing, de distribuição, de impressão. Talvez você nem imagine quanta gente está envolvida na produção desta revista. Mas uma coisa eu posso garantir: esse pessoal tem uma garra enorme, adora a SUPER e é bom demais no que faz. Em meu nome, e, permita-me leitor, no seu também, a todos fica o desejo de um espetacular 2010. E um muito obrigado por estarem conosco na SUPER.