GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Aconteceu em abril

Enquanto esta edição era feita, muita coisa agitou o mundo da ciência. Confira os fatos e as descobertas, dia a dia.

ZOOLOGIA – Potência na selva

O diário inglês London Times anuncia que pesquisadores chineses pretendem dar Viagra a pandas para tentar aumentar o ritmo dos acasalamentos. O crescimento da população ajudaria a salvar a espécie.

ASTRONOMIA – A primeira luz

Obtida a imagem mais nítida já feita do brilho que resta do Big Bang, a explosão que deu origem ao Cosmo, há 13 bilhões de anos. Para seus autores – da Universidade de Roma e do Instituto de Tecnologia da Califórnia –, ela comprova que a expansão do Universo não terá fim. Ele crescerá para sempre.

ZOOLOGIA – Mico amazônico

Encontrada uma nova espécie de macaco, que foi batizada de Callithrix manicorensis pelo zoólogo holandês Marc von Roosmalen, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus. O primata, de 22 centímetros de comprimento, foi achado a menos de 300 quilômetros da capital amazonense.

MEDICINA – Cannabis na clínica

Aprovada lei que permite o uso de maconha para fins terapêuticos no Estado americano do Havaí. O governador Benjamin Cayetano, que mandou o projeto de lei à assembléia, declarou que a assinará em seguida. A erva tem sido recomendada em casos de glaucoma, Aids e seqüelas da quimioterapia.

PALEONTOLOGIA – Coração de pedra

Exame de tomografia revela que um caroço petrificado em um esqueleto do dino tesselossauro, de 66 milhões de anos, é de fato o que sobrou de seu coração. É o primeiro órgão interno que foi encontrado num fóssil. O autor do achado é o médico americano Andrew Kuzmitz, da cidade de Ashland, Estado de Oregon.

PALEONTOLOGIA – Jacaré antigo

Anunciada a descoberta de um crocodilo de 135 milhões de anos no Maranhão, a 120 quilômetros de São Luís, pelo geólogo Ismar de Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.