GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Baralho de pedras

Bingo é um jogo onde as peças do dominó viram cartas

Luiz Dal Monte Neto

Quase todo dominó que se compra traz só uma regra para jogá-lo. Assim, não surpreende que poucos saibam usar as 28 pedras para outros jogos. Mas existem modalidades inspiradas em jogos de cartas, aos quais o dominó acrescenta aspectos inusitados.

Um desses jogos chama-se Bingo, embora nada tenha a ver com carteias numeradas. Trata-se de uma adaptação do sessenta e seis, jogo de cartas inventado na Alemanha por volta de 1652. Bingo é para dois jogadores e sua mecânica baseia-se no sistema de vazas. Uma vaza é o conjunto que se forma depois que os dois participantes fazem um descarte (isto é, as duas pedras descartadas).
Primeiramente, todas as pedras são postas sobre a mesa com a face para baixo e embaralhadas. Os adversários compram uma cada um e quem tirar a maior será o primeiro a jogar. Depois de devolvê-las e dar uma nova embaralhada, cada um compra sete. Uma das pedras do monte é desvirada e deixada exposta – sua ponta maior indicará qual será o trunfo naquela partida, isto é, o número que prevalecerá sobre os demais. Por exemplo, se foi virado um 5 – 5, o trunfo será 5; se foi um 6 – 2, ele será 6.

Então, o primeiro jogador descarta uma de suas pedras no centro da mesa, com a face para cima. O adversário deve fazer o mesmo. Aquele que descartou a mais forte (veja abaixo a seqüência das pedras mais fortes) ganha a vaza e põe as duas pedras perto de si, viradas para baixo – elas não poderão mais ser olhadas até o final da partida.

Por definição, a pedra mais poderosa de todas é a 0 – 0, chamada de bingo, que ganha de qualquer outra, inclusive dos trunfos. Depois vem o dobre de trunfo (por exemplo, 2 – 2, no caso de o trunfo ser o 2). Em seguida, vêm os demais trunfos, ordenados de acordo com o total dos pontos de cada pedra – no mesmo exemplo, de trunfo igual a 2, sua ordem decrescente seria a seguinte: 2-6, 2-5, 2-4, 2-3, 2-1 e 2-0. Finalmente, vêm as demais peças, cuja força é indicada pelo total dos seus pontos (4 – 3 ganha de 5 – 1, mas perde de 5 – 3).

Portanto, se alguém jogar o bingo numa vaza, vai ganhá-la. Se dois trunfos forem jogados, o mais forte leva a vaza. Se apenas um trunfo for jogado, é ele quem ganha. Se nenhum trunfo for jogado, a vaza é de quem jogou a pedra mais forte. Neste último caso, se houver empate (por exemplo, 3 – 2 e 4 – l), vence quem iniciou a vaza. Após cada vaza, ambos os jogadores compram uma pedra do monte. Em seguida, quem venceu a vaza anterior inicia a seguinte e assim sucessivamente. Quando restarem só duas pedras no monte, quem venceu a última poderá escolher entre comprar a pedra exposta (trunfo) ou a oculta – o oponente ficará com a outra.

Em Bingo, o objetivo é capturar determinadas pedras. Ao ganhar uma vaza que contenha alguma (s) delas, o jogador imediatamente anota para si os respectivos pontos: dobre de trunfo é igual a 28 pontos; bingo é igual a 14 pontos (quando o trunfo for zero, o bingo valerá 28). Para outros dobres vale o total de pontos da pedra (6 – 6 = 12; 5 – 5 = 10 etc). Outros trunfos valem o total de pontos da pedra. As demais peças valem sempre a soma de cada pedra. Por exemplo: 5 – 3 = 8. A pedra 3 – 0 é uma exceção, pois vale 10 pontos.

Quando o monte se encerra, a partida prossegue só com descartes, sem compras. Daí em diante passa a ser obrigatório “seguir o naipe”, isto é, em todas as vazas subseqüentes, o segundo a jogar deve descartar uma pedra que tenha uma ponta igual à ponta maior do descarte do oponente. Se não puder, que seja igual à ponta menor. Se não puder, de novo, deve jogar um trunfo. Se ainda assim não for possível, pode descartar qualquer pedra.

Antes do monte acabar, qualquer jogador pode “fechá-lo”, na sua vez, se achar que conseguirá fazer um total de 70 pontos sem novas compras. Para indicar isso, deve virar novamente a pedra indicadora do trunfo. Então, a partida continua só com as pedras que se tem nas mãos, sendo obrigatório seguir o naipe daí para a frente. Se quem fechou o monte não atingir 70 pontos, o adversário ganhará os que faltaram, ou 7 – aquele que for maior.

Ao iniciar uma vaza com um dobre, se o jogador tiver outro (s) na mão, pode mostrá-lo (s) ao adversário. Agindo assim, se ganhar a vaza, anotará na hora: 20 pontos (um dobre mostrado); 40 (dois); 50 (três); 60 (quatro) e 70 (cinco). Se o bingo estiver entre eles, mais 10 pontos são adicionados.
A partida termina quando alguém atinge 70 pontos ou mais. Ele ganha: 1 set, se o perdedor fez pelo menos 30; 2 sets, se o perdedor fez menos que 30; e 3 sets, se o perdedor não ganhou nenhuma vaza. Um set extra também é ganho por quem conseguir capturar o dobre de trunfo com o bingo. O vencedor final será o primeiro a atingir 7 sets, depois de uma série de partidas.