Como cair sem se machucar (muito)
A cada ano, 540 mil pessoas morrem no mundo por causa de tombos. Cair é inevitável, mas não precisa ser um perigo – nem doer tanto. Conheça alguns truques
Do chão não passa
Quando você perceber que está caindo, tente ficar calmo – e deixe braços, pernas e pescoço relaxados. Se você cair “duro”, a chance de se machucar é maior.
Não tente se proteger pondo as mãos para a frente. Se fizer isso, você irá bater e raspar cotovelos e punhos no chão. O melhor é tentar cair de lado (veja dicas a seguir).
Caindo de frente
1. Vire o rosto de lado.
2. Faça uma leve rotação com o corpo, no mesmo sentido da cabeça. Assim,você cairá de lado – e o impacto será absorvido pela lateral da coxa e pela parte de trás do ombro, que são regiões menos sensíveis.
3. Mantenha os braços flexionados e alinhados com as palmas das mãos. Assim que tocar o solo, dê um tapa forte no chão. Isso ajudará a distribuir o impacto da queda.
Caindo de costas
1. Encoste o queixo no peito e vire a cabeça para o lado.
2. Mantenha os braços flexionados e alinhados com as palmas das mãos. Assim que tocar o solo, dê um tapa forte no chão para amortecer o impacto.
3. A força da queda poderá fazer com que suas pernas sejam jogadas para trás. Não lute contra isso. Deixe as pernas subirem, pois isso distribui a energia da queda. O seu corpo poderá dar uma cambalhota para trás. Se isso acontecer, apoie o peso do corpo sobre os ombros.
Caindo do banquinho
Ele bambeou e você foi abaixo? Flexione os joelhos: além de amortecer a queda, isso diminuirá a altura entre o seu corpo e o chão. Depois é só seguir as dicas anteriores (para queda frontal ou de costas).
Caindo de bêbado
A queda não parece tão dolorosa, pois a pessoa está entorpecida pelo álcool. Mas cuidado com a cabeça. Um estudo que analisou as quedas de 113 bêbados constatou que, em 48% dos casos, houve lesões nessa região.
Caindo da escada
Rolar pela escada pode levar a ferimentos gravíssimos. Nessa situação, o melhor a fazer é adotar uma política de redução de danos – e proteger o rosto. Use os braços como apoio para que ele não bata no chão.
Fontes: Vera Lúcia Sugai e Sumio Tsujimoto, da academia Kyto; Livro Principles of Stage Combat, de Claude D. Kezer; Artigo Alcohol Related Falls: An Interesting Pattern of Injuries, Hospital de Ulster (Irlanda); Global Burden of Disease Study 2010, Organização Mundial da Saúde