PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como cantar bem

Não tem talento? Dá-se um jeito. Com disciplina e abnegação, você será o rei do karaokê

Por André Bernardo
Atualizado em 22 dez 2017, 17h17 - Publicado em 25 out 2010, 22h00
não-imite
(Sattu/Superinteressante)

Não imite

Liberte-se dos vícios. Quando cantamos no chuveiro, costumamos imitar nossos cantores favoritos (ainda mais se cantamos junto com a música tocando). Embarcamos no tom de outra pessoa, o que pode forçar a voz e comprometer a interpretação. Para cantar bem, é preciso achar um estilo próprio.

ache-o-tom
(Sattu/Superinteressante)

Ache o tom

Mas o que é o tom certo? É aquele que deixa a voz firme e confortável. Há 3 possibilidades: baixo, médio e agudo. Se sua voz é grave, pode ser que seu canto fique melhor em um tom baixo ou médio (não no agudo, provavelmente). Aqui vale consultar um professor de canto, que determina isso com precisão.

respire-fundo
(Sattu/Superinteressante)

Respire fundo

A respiração abdominal é a ideal para o canto, porque permite que você use toda a capacidade pulmonar. Pra treiná-la, recorra a uma bexiga. Inspire e leve o ar para a região do abdome durante 3 segundos. Depois é só soprar a bexiga, contraindo o abdome até soltar todo o ar.

Continua após a publicidade

Capriche-na-postura
(Sattu/Superinteressante)

Capriche na postura

Postura errada pode bloquear o movimento do diafragma e dificultar a respiração. Mantenha o tronco ereto e os ombros relaxados. Deixe os pés ligeiramente afastados um do outro, para dar equilíbrio ao corpo. E evite colocar todo seu peso sobre uma perna só.

 

prepare-a-voz
(Sattu/Superinteressante)

Prepare a voz

Antes de cantar, cuide da alimentação. Derivados de leite alteram o pH da saliva e a deixam mais viscosa. Açúcar estimula a produção de muco. Também exercite a voz. Imite o som de uma metralhadora – trrrrrrrrrrrr – por até 15 minutos. Servirá como um aquecimento antes de uma corrida, para evitar um inchaço ou nódulo nas cordas vocais.

Continua após a publicidade

solte-a-voz
(Sattu/Superinteressante)

Solte a voz – e a boca

Articule bem as palavras, principalmente as vogais. Isso dá força à interpretação (e evita que você pareça um ventríloquo). Exercícios como estalar a língua ou vibrar os lábios (fazendo “brrrr”) ajudam, porque relaxam a musculatura da boca.

 

Fontes: Daniele Gregório, soprano e fonoaudióloga; Homero Velho, barítono e professor de canto da Escola de Música da UFRJ; Patrícia Peres, contralto e professora de canto do Conservatório Brasileiro de Música; Pedro Oliveira, baixo e presidente da Associação do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Regina Mestre, nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran); Sandro Christopher, barítono; e Victor Prochet, tenor e professor de canto.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.