Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

Como fazer uma apresentação

Desde que transformou os lançamentos de produtos em shows, o empresário passou a ser imitado por executivos de todo o mundo

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 8 Maio 2012, 22h00

Interaja com a tela
Steve Jobs seguia a lei dos 10 minutos: depois desse tempo, a atenção das pessoas se dispersa rapidamente. Por isso, ele interagia com o telão, usava slides curtos e objetivos (sem bullets ou cara de Power Point) para reforçar sua mensagem e inseria, em suas apresentações, os vídeos publicitários de seus produtos.

Conte uma boa história (e repita a mesma roupa)
Cada apresentação tinha um enredo: descrevia um cenário, trazia à tona um problema (identificando um vilão a ser derrotado) e trazia a solução. Para reforçar a identificação com o público, ele sempre se vestia do mesmo jeito.

Ensaie muito
Detalhista, Steve jamais improvisaria em um momento tão importante. Cada show demorava meses para ficar pronto e era ensaiado (e filmado) várias vezes. Um slide que demorasse 5 segundos a mais do que o previsto para aparecer deixava Steve maluco: podia ser o suficiente para uma frase perder o impacto.

Tenha Cuidado com os detalhes
A iluminação do palco tinha que ser fiel à cor determinante de um lançamento. Quanto ao palco: em relação à plateia, Jobs sempre parecia ter 3 m de altura. Nunca cruzava os braços nem colocava objetos entre ele e a audiência. Olhava com segurança dentro dos olhos das pessoas e gesticulava sem chamar a atenção demais para suas mãos.

Traga seus amigos
Em 2005, a cantora Madonna apareceu, via webcam, para contar que seus álbuns estariam disponíveis no iTunes. Em 1999, quem começou a apresentação foi o ator Noah Wyle, que interpreta Steve no filme Piratas do Vale do Silício. Ah, e elogios recorrentes a si mesmo e ao produto funcionam.

Continua após a publicidade

Fale (muito) bem de si mesmo
Com frequência, a plateia ia ao delírio: aplaudia, ria, chorava, gritava. “A audiência não liga para produtos. As pessoas se importam consigo mesmas”, dizia. “Ele transformava a apresentação em uma experiência religiosa”, afirma Carmine Gallo, autor de Faça Como Steve Jobs (Lua de Papel, 2010).

Transforme ideias em slogans
Um executivo tradicional diria o seguinte sobre o MacBook Air: “Mede 0,4 centímetros em seu ponto mais fino”. Jobs foi direto: “É o mais fino notebook do mundo”. Também repetia um slogan de impacto. Para o iPod, era “1000 músicas no seu bolso”.

Faça surpresas
Ficou famoso o momento em que Jobs dizia, como quem não queria nada: “Ah, e mais uma coisa”. E pronto, lançava uma bomba. Ele esperava o momento certo de divulgar notícias importantes, e alternava o tom de voz e o ritmo das frases. Suas pausas dramáticas deixavam a audiência em suspenso.

Continua após a publicidade

“Não se deixem aprisionar por dogmas”
Trechos do discurso aos formandos da Universidade de Stanford, em junho de 2005

“Às vezes, a vida bate com um tijolo na sua cabeça. Não perca a fé. Você tem que descobrir o que você ama. Isso é verdadeiro tanto para o seu trabalho quanto para com as pessoas que você ama. Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou o que é, continue procurando.”

Continua após a publicidade

“O tempo de que vocês [formandos] dispõem é limitado, por isso não o desperdicem vivendo a vida de outra pessoa. Não se deixem aprisionar por dogmas – isso significa viver sob os comandos do pensamento alheio. Não permitam que outras vozes superem sua voz interior. E, acima de tudo, tenham a coragem de seguir seu coração e suas intuições. Eles de alguma maneira já sabem o que vocês realmente desejam se tornar. Tudo mais é secundário.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.