Como lavar roupa sem estragar
O lugar onde mais se perde roupa é entre a máquina de lavar e o varal. Precaução e atenção evitam acidentes típicos de marinheiros de primeira lavagem
1. Teste a tinta
Uma peça que solta tinta pode tingir um guarda-roupa. Deixe o item suspeito em uma bacia com água fria por 15 minutos. Se a água mudar de cor, lave-a separada depois.
2. Ensaboe com moderação
A quantidade de sabão não depende da quantidade de peças, mas da de sujeira. Normalmente, meio copo americano para um tanque cheio é suficiente. Pra casos dignos de comercial de TV, um copo americano inteiro.
3. Seque no cabide
Coloque camisas sociais e camisetas para secar em cabides. A peça já sai lisa, facilitando muito na hora de passar – e, em muitos casos, até dispensa a passagem pelo ferro.
4. Jogue a toalha
Para evitar marcas de prendedor, coloque camisas de tecidos delicados sobre uma toalha de banho – de preferência, seca.
5. Feche o zíper
Zíper aberto sofre mais atrito na hora da lavagem, o que faz ele emperrar antes do esperado. Feche todos que encontrar.
6. Leia as instruções
Os alvejantes modernos são ótimos – se você usar o produto certo. Mal utilizados, podem tirar cor ou amarelar roupas brancas. Como saber? Lendo o rótulo.
7. Não deixe de molho
Abaixo as tradições: Após duas horas, a mistura de água e ingredientes químicos com a sujeira das roupas vai fermentar, deixando um cheiro desagradável.
Fontes: Ana Maria Afonso, consultora de organização pessoal; Heloísa Lúcia Sundfeld, consultora doméstica da Help Personal Assistant; Ingrid Lisboa, especialista em organização da Home Organizer; Paula Levy, consultora de organização da DP Designer & House Organizer.
Homem de Marree: o geoglifo gigante na Austrália que ninguém sabe quem fez
Por que as notas Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si têm esse nome?
Golfinhos são vistos usando esponjas como chapéus
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Como fazer seu cachorro feliz? Confira 5 dicas da ciência







