Como montar a árvore de Natal perfeita?
Sempre sonhou em ter uma decoração parecida com a do Rockefeller Center? Fique de olho nas nossas dicas
1. Escolha a árvore
Seja um pinheiro natural ou artificial, o importante é ter uma aparência boa. Dentre as opções naturais, as mais indicadas são a tuia, a kaizuka e o cedro-japonês (esses dois últimos são ciprestes, não pinheiros).
2. Ponha de pé
Se for de plástico, monte a base antes e depois os galhos. No caso de uma árvore viva, enterre-a em um vaso fundo, para que fique firme e não tombe. Faça isso no lugar definitivo. É importante checar se há tomada por perto para ligar o pisca-pisca.
3. Capriche
Coloque as luzes – lâmpadas de LED duram 50 vezes mais e reduzem o consumo em 90%. Enrole a extensão no tronco, para esconder, e distribua as luzes de baixo para cima.
4. Acrescente laços e bolas
Eles representam união e fartura. Coloque os arranjos mais pesados embaixo e os mais leves em cima.
5. Crie efeito de neve
Para isso, pulverize isopor moído ou flocos de algodão. No alto, finalize com o enfeite principal, cuja medida ideal é 10% do tamanho da árvore. O mais comum é usar uma estrela, um laço grande ou um anjo – símbolos cristãos da relação entre Deus e os homens. Deixe a árvore longe de velas acesas e fontes de calor. Evite também áreas de circulação.
6. Respeite a tradição
No calendário cristão, a árvore deve ser retirada no Dia de Reis, em 6 de janeiro. As artificiais podem ser desmontadas e guardadas junto com os enfeites, em caixas separadas, para que nada se quebre ou estrague. As naturais podem ser mantidas ou transferidas para o jardim.
7. Finalize
Para finalizar, verifique se os adereços estão bem presos e se afaste para avaliar se estão bem distribuídos.
Receita para uma árvore perfeita
Pequena (1 m)
Bolas – 21
Fita metálica – 5,1 m
Pisca-pisca – 3,15 m
Média (1,5 m)
Bolas – 31
Fita metálica – 7,65 m
Pisca-pisca – 4,7 m
Grande (2 m)
Bolas – 41
Fita metálica – 10,2 m
Pisca-pisca – 6,3 m
Fontes: Luiz Paulo Cipolatti, diretor de produção da Cipolatti, empresa do ramo de decorações de Natal e Universidade de Sheffield