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Como se troca o pneu de um avião?

É simples: basta trocar o macaco por um King Kong e descolar um pouco de nitrogênio

Por Raphael Soeiro
Atualizado em 17 jul 2017, 14h35 - Publicado em 28 nov 2010, 22h00
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  • Pilotos habilidosos já pousaram pequenas aeronaves sem trem de pouso e até Boeings gigantescos com problemas nas rodas. Mas para que tanta emoção, não é? O melhor é apostar em manutenção constante. “Depois que uma roda passa 6 vezes pelo check-up obrigatório, ela sempre vai para uma revisão geral”, diz o engenheiro Marcelo Guimarães Fernandes, gerente-geral de hangar e revisão da Gol.

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    Pneus dianteiros podem ter até 11 recauchutagens antes de ser descartados, mas os traseiros, que sofrem mais impacto pelo peso do avião, apenas 5. Após 100 voos, chega a hora de trocar o pneu – um processo simples para profissionais, mas que requer muita prática e habilidade.

    Perca o pneu em 15 minutos!
    É quanto os mecânicos precisam para trocar uma roda de avião

    (Redação/Superinteressante)

    1. As Preliminares
    Não é só estacionar no posto: é preciso isolar a área, calçar as rodas e fechar portas – isso é para evitar que a fuselagem entorte quando o avião é erguido.

    (Redação/Superinteressante)

    2. O King Kong
    A peça-chave para trocar o pneu do avião é um grande macaco hidráulico chamado de malabar. Primeiro, acionado manualmente, ele é só encaixado na aeronave.

    (Redação/Superinteressante)

    3. O grande truque
    Uma mangueirinha passa a pressão interna de um pneu para o malabar – é tanta pressão que ele consegue erguer o avião. Com o avião suspenso, é retirado o pneu que não está conectado.

    (Redação/Superinteressante)

    4. A grande porca
    A porca que segura a roda é solta com a ajuda de um equipamento hidráulico. Recomenda-se tirar a roda com ajuda de um suporte – cada uma delas pesa pelo menos 200 kg.

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    5. A nova roda
    A roda tem de ser colocada ainda com seu pneu desinflado. Com a roda encaixada e presa, o freio é desativado para verificar se ela gira normalmente. Depois, a porca é presa outra vez.

    (Redação/Superinteressante)

    6. O novo gás
    Com o avião ainda suspenso, o novo pneu é inflado. E não se usa ar comprimido, mas nitrogênio, que não congela na altitude e demora mais a sair do pneu.

    Fonte: Renato Gengo, mecânico de avião

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