Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Contagem atrapalhada

A renomada publicação científica inglesa abandonou uma prática que adotava há 125 anos. Fiel ao inglês britânico tradicional, ela se recusava a escrever em suas páginas a palavra trilhão, mesmo quando se referia a quantidades mil vezes superiores a um bilhão.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 30 set 1992, 22h00

Acabou confusão. No último mês de julho, a revista Nature, renomada publicação científica mundial, abandonou uma prática que adotava desde a fundação, há 125 nos. Fiel ao inglês britânico tradicional, ela se recusava a escrever em suas páginas a palavra trilhão, mesmo quando se referia a quantidades mil vezes superiores a um bilhão. É claro que isso forçava os redatores a verdadeiras acrobacias sempre que queriam enumerar, por exemplo, os trilhões de células do organismo humano. Enquanto as contagens do mundo inteiro passam de mil para milhão, bilhão e trilhão, na Inglaterra, em vez de bilhão, se diz mil milhões ou milliard, inexistente em português; e em vez de trilhão, se diz bilhão, ou billion. Com a mudança, venceu a terminologia moderna, que evita milhões de mal-entendidos. Ou seriam milliards? Em linguagem científica, o bilhão da Nature passou a significar 109 (1 seguido de nove zeros, em lugar dos 102 tradicionais).

 

 

 

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.