GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Dessalinização do chorume

A verdade sobre Papa-Léguas, Projeto Kony, focas, noz-moscada e outras coisas sem a menor ligação

ÁGUA QUE PINGUIM NÃO BEBE

Se os mamíferos bebem água doce, o que bebem focas, leões-marinhos e pinguins? Carregam cantil ou compram garrafa de água mineral?

Everaldo de Araújo,

Sapucaia do Sul, RS

Engraçadão. Mamíferos marinhos bebem água doce, mas não como os mamíferos terrestres. Esses animais retiram a água da própria comida para beber, explica Ana Paula Costa, bióloga e pesquisadora do Laboratório de Mamíferos Aquáticos da UFSC. Eles fazem um processo bioquímico que retira a água dos alimentos durante a digestão. Aves como o pinguim fazem essa filtragem em uma glândula específica, e mamíferos, no rim.

DILEMAS DE LARINGE

Como engrossar a minha voz? Já tenho 22 anos e não a acho muito grossa.

Felipe Fernando da Silva,

Santo André, SP

O problema pode ser anatômico, como laringe infantil, alterações hormonais ou pregas vocais pequenas. Para resolver, você pode fazer terapia fonoaudiológica, com exercícios para reposicionamento da frequência da voz, ou tratar com medicamentos ou cirurgia, explica a fonoaudióloga Mara Behlau, diretora do Centro de Estudos da Voz. Ou então você pode se assumir e tentar virar tenor, vocalista de banda de metal farofa ou lutador de MMA.

DESERTO VERDE

Que árvore consome mais CO2?

Guilherme da Silva,

Jaraguá do Sul, SC

A turma especializada não tem consenso, mas há um forte candidato. “Se pensarmos somente em uma espécie que aproveita bem a energia solar e capta eficientemente o CO2 , o mais provável é o eucalipto”, diz Fernanda Reinert, especialista em fisiologia vegetal e professora da UFRJ. Mas eucaliptos estão longe de serem mocinhos ecológicos. Apesar de sugarem muito gás carbônico, matam a diversidade da flora ao redor devido à pequena incorporação de matéria orgânica no solo, fundamental para nutrir as plantas. Por isso as florestas de eucaliptos têm tão poucas plantas – não enche nem uma mísera sauna.

OPORTUNIDADE

O necrochorume poderia ser canalizado e utilizado para geração de energia?

Anderson Idianin,

João Pessoa, PB

Jamais, mr. Anderson. Não há tecnologia, interesse econômico nem permissão para fazer isso. O necrochorume, líquido que sai de cadáveres em decomposição – veja só que agradável -, tem menos componentes energéticos que o chorume do lixo, que é usado para o mesmo fim, explica Leziro Marques-Silva, especialista em, tcharam, necrochorume. Para piorar, dilemas morais, legislação funerária e desafios sanitários são um impeditivo a mais para sua bizarra usina de cadáveres sair do papel.

MEME POLÍTICO

O que se deu com o projeto Kony 2012? Tanto burburinho, tanta manifestação e aí não se tem mais notícia dos resultados.

Aline Maezato,

São Paulo, SP

Para quem não lembra, em março de 2012 um vídeo de alto impacto emotivo atingiu a marca de 100 milhões de visualizações em seis dias e foi o assunto do momento em vários cantos do mundo. Ele apresentava Joseph Kony, chefe do Exército de Resistência do Senhor, procurado pela Corte Penal Internacional por crimes de guerra em Uganda e em países vizinhos. O objetivo do projeto era tornar conhecido Kony, o que funcionou, embora o burburinho tenha durado pouco. A Invisible Children, responsável pela campanha, diz que os ataques cometidos pelo grupo caíram na primeira metade de 2013. Mas Kony não foi pego. É preciso outro meme?

UMA DE DESENHO ANIMADO

Será que o Coiote poderia vencer o Papa-Léguas na vida real?

Gabriela Della Méa,

Porto Alegre, RS

Certamente. Até porque o Papa-Léguas original é um pássaro relativamente pequeno e atrapalhado, o roadrunner (Geococcyx californianus). Ele tem só cerca de 50 cm de comprimento, ou seja, não é aquele cruzamento de avestruz com Usain Bolt do desenho. Eduardo Eizirik, professor da PUCRS, diz que a ave, que habita o México e os Estados Unidos, atinge 30 km/h. Pouco para o coiote, um dos animais mais velozes do mundo, que chega a 69 km/h. A única chance do roadrunner, então, é voar. Mesmo assim ele pode ser pego, já que seu voo é desengonçado e pouco funcional – como um artefato ACME.

MAMÍFEROS MAIS RÁPIDOS DO MUNDO

GUEPARDO – 115 KM/H

ANTILOCAPRA – 98 KM/H

GAZELA – 80 KM/H

LEOA – 80 KM/H

GNU – 80 KM/H

QUER QUE DESENHE?

Qual a altura máxima que uma pessoa pode saltar na água sem sofrer danos graves?

Rodrigo Fávaro,

São José do Rio Preto, SP

Mergulhadores profissionais evitam alturas superiores a 40 metros. O resto dos mortais não deve passar do trampolim do clube.

Quanto menos contato no impacto, melhor. Pés e braços devem estar esticados, formando uma flecha humana.

Mesmo profissionais se arrebentam: lesões nos joelhos e tornozelos não são raras. Muitos não conseguem voltar à superfície sozinhos.

Fontes Vincenzo Giordano, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro

PÁ PUM

Meu falecido pai adorava ralar noz-moscada. Li na SUPER que ela tem substâncias alucinógenas. É possível dizer que ele era viciado?

Raísa Bitencourt,

Porto Seguro, BA

Talvez, já que alguns gramas dão alucinações e um barato como o de anfetaminas.