Emiliano Urbim
NIKE. mar. reg. [EUA, 1972]. 1. A curva representa uma asa da deusa da vitória na mitologia grega, Niké – daí o nome da marca. 2. O símbolo intencionalmente lembra o sinal de “ok”, “checado”.3. Rubrica: regionalismo. Em países de língua inglesa, o logo é chamado de swoosh. A palavra, inspirada pelo desenho, descreve o barulho feito por um jato súbito de gás ou líquido, ou o deslizar de um objeto.
ETIMOLOGIA
Em 1971, o corredor Phil Knight e seu treinador, Bill Bowerman, procuraram Carolyn Davidson, uma designer iniciante. Eles queriam criar uma marca para uma linha de tênis de corrida que iriam lançar. Knight não amou o resultado, e Carolyn recebeu o pagamento módico de US$ 35 – hoje a Nike tem uma receita anual de US$ 18 bilhões. Em 1983, a designer recebeu um anel de diamante com o swoosh e ações da empresa.
ANTÔNIMOS
Uma das marcas mais conhecidas do mundo, com frequência a Nike é parodiada por ativistas anticonsumismo. Exemplo: