Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

É proibido virar cambalhotas no ar

?Um helicóptero pode dar looping? Poder até pode, mas é tão arriscado, e a chance de dar errado é tão grande, que o Ministério da Aeronáutica só autoriza a manobra no caso de alguns helicópteros de combate, como o modelo italiano A-129. “Ainda assim, o piloto tem que ser muito bem treinado para comandar o […]

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 30 set 1999, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ?Um helicóptero pode dar looping?

    Publicidade

    Poder até pode, mas é tão arriscado, e a chance de dar errado é tão grande, que o Ministério da Aeronáutica só autoriza a manobra no caso de alguns helicópteros de combate, como o modelo italiano A-129. “Ainda assim, o piloto tem que ser muito bem treinado para comandar o aparelho”, alerta o tenente-coronel Venâncio Alvarenga Gomes, do Centro de Tecnologia Aeronáutica (CTA), em São José dos Campos, interior de São Paulo. De qualquer forma, apesar de toda a habilidade que a manobra demanda, não existe qualquer limitação aerodinâmica do helicóptero que o impeça de realizar um looping. As pás são uma imitação das asas dos jatos, capazes de dar vários giros no ar. Só que, enquanto o avião precisa estar se deslocando para que a asa possa sustentá-lo, no caso do helicóptero o próprio giro provoca a corrente de ar necessária para tirá-lo do chão e mantê-lo no ar.

    Publicidade

    superintrigante@abril.com.br

    Arriscado mas possível

    É preciso muita experiência para fazer o helicóptero girar.

    1. O helicóptero tem duas pás iguais e invertidas que geram correntes de ar quando giram. Seu formato faz com que o vento passe mais lentamente na parte de baixo, gerando uma força para cima. É a força de sustentação.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    2. Durante o looping, surge a força centrífuga, a partir do centro da trajetória, e, em reação a ela, a força centrípeta. A conjunção dessas duas forças é que permite a realização de curvas.

    3. Mesmo de cabeça para baixo, as pás garantem sustentação. Elas funcionam exatamente da mesma forma como quando o helicóptero está na posição normal.

    Publicidade

    4. Só que o helicóptero, ao contrário do avião, não voa invertido. A mesma força de sustentação empurra as pás em direção à fuselagem. Se uma esbarrar na outra, é o fim da estabilidade.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.