Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Editorial: O verdadeiro troféu

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 12 jan 2011, 22h00

Sérgio Gwercman

No dia 9 de dezembro, eu fui ao Rio de Janeiro receber o Prêmio Esso de Criação Gráfica. O Esso, caso você não saiba, é a premiação mais importante do jornalismo brasileiro. A Super venceu com uma matéria sobre a história da impotência, trabalho do ilustrador Carlo Giovani, da designer Josi Campos e do editor Rodrigo Ratier que encantou os jurados por abordar o tema sem recorrer a clichês ou estereótipos.

Esse é a explicação oficial para nosso prêmio. Mas eu tenho outra: a vitória da Super é resultado de uma abordagem inovadora no jornalismo, inaugurada há cerca de 10 anos, que nos fez trabalhar de um jeito diferente do das outras revistas. Na maioria das publicações, separam-se equipes de arte e de texto. O jornalista escreve a reportagem e o designer procura as imagens. No fim, juntam tudo e fazem uma matéria. Aqui na Super, temos outra pegada. Unificamos os times para somar esforços. E acreditamos que dessa soma sai algo maior do que cada um é capaz de produzir sozinho. Numa reportagem da Super, todo mundo contribui. Os jornalistas trazem referências visuais. A arte valoriza a boa apuração. Aí está nosso segredo, o que faz a Super tão diferente do que você vê por aí. E é graças a essa estrutura, acredito, que 2008 foi um dos anos mais premiados da nossa história: ganhamos o Esso, levamos 4 troféus do Prêmio Abril e outros 4 do Malofiej, o maior concurso da infografia mundial.

Ver essa filosofia de trabalho rendendo frutos, sendo reconhecida, deixa qualquer um contente. Mas não é o mais importante. O que nos enche de gás para continuar fazendo esta revista de um jeito único é outra recompensa: os 400 e-mails comentando nosso trabalho que recebemos no mês passado. Quando o editor Alexandre Versignassi e a designer Juliana Vidigal sentaram juntos e se perguntaram como contar a trajetória de Che Guevara de um modo como ninguém tinha feito, não era num troféu que eles estavam pensando. Era em você. E, se você escrever dizendo que gostou, a gente vai vibrar com a mesma alegria com que comemoramos o Prêmio Esso.

Continua após a publicidade

Um grande abraço – e feliz 2009!!!

Manual para fazer matéria da Super

1. Coloque em discussão
Redator-chefe, diretor de arte, editor e designer se reúnem para discutir como editar e ilustrar a reportagem.

Continua após a publicidade

2. Coloque na rua
Tudo acertado com o chefe, é hora de chamar um ilustrador para explicar a ideia e encomendar o trabalho.

3. Coloque em dia
Tudo certo? Claro que não. O fechamento está chegando e nada do combinado foi feito.

4. Coloque no papel
A página é finalizada sob o olhar da designer e da editora.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.