Sérgio Gwercman
No dia 9 de dezembro, eu fui ao Rio de Janeiro receber o Prêmio Esso de Criação Gráfica. O Esso, caso você não saiba, é a premiação mais importante do jornalismo brasileiro. A Super venceu com uma matéria sobre a história da impotência, trabalho do ilustrador Carlo Giovani, da designer Josi Campos e do editor Rodrigo Ratier que encantou os jurados por abordar o tema sem recorrer a clichês ou estereótipos.
Esse é a explicação oficial para nosso prêmio. Mas eu tenho outra: a vitória da Super é resultado de uma abordagem inovadora no jornalismo, inaugurada há cerca de 10 anos, que nos fez trabalhar de um jeito diferente do das outras revistas. Na maioria das publicações, separam-se equipes de arte e de texto. O jornalista escreve a reportagem e o designer procura as imagens. No fim, juntam tudo e fazem uma matéria. Aqui na Super, temos outra pegada. Unificamos os times para somar esforços. E acreditamos que dessa soma sai algo maior do que cada um é capaz de produzir sozinho. Numa reportagem da Super, todo mundo contribui. Os jornalistas trazem referências visuais. A arte valoriza a boa apuração. Aí está nosso segredo, o que faz a Super tão diferente do que você vê por aí. E é graças a essa estrutura, acredito, que 2008 foi um dos anos mais premiados da nossa história: ganhamos o Esso, levamos 4 troféus do Prêmio Abril e outros 4 do Malofiej, o maior concurso da infografia mundial.
Ver essa filosofia de trabalho rendendo frutos, sendo reconhecida, deixa qualquer um contente. Mas não é o mais importante. O que nos enche de gás para continuar fazendo esta revista de um jeito único é outra recompensa: os 400 e-mails comentando nosso trabalho que recebemos no mês passado. Quando o editor Alexandre Versignassi e a designer Juliana Vidigal sentaram juntos e se perguntaram como contar a trajetória de Che Guevara de um modo como ninguém tinha feito, não era num troféu que eles estavam pensando. Era em você. E, se você escrever dizendo que gostou, a gente vai vibrar com a mesma alegria com que comemoramos o Prêmio Esso.
Um grande abraço – e feliz 2009!!!
Manual para fazer matéria da Super
1. Coloque em discussão
Redator-chefe, diretor de arte, editor e designer se reúnem para discutir como editar e ilustrar a reportagem.
2. Coloque na rua
Tudo acertado com o chefe, é hora de chamar um ilustrador para explicar a ideia e encomendar o trabalho.
3. Coloque em dia
Tudo certo? Claro que não. O fechamento está chegando e nada do combinado foi feito.
4. Coloque no papel
A página é finalizada sob o olhar da designer e da editora.