GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Einstein e Freud, como você nunca viu

Entenda de uma vez por todas as teorias do alemão e do austríaco – de uma forma profunda, abrangente e gostosa de ler.

Você é feito de quatro coisas. Só quatro: tempo, espaço, matéria e energia. Ou só de três, dependendo do ponto de vista. É que Einstein mostrou algo inusitado. Deixou claro que tempo e espaço, no fundo, são a mesma coisa. Quando você está parado, atravessa a dimensão do tempo na maior velocidade possível. Quando se move, rouba velocidade da passagem do tempo e a transfere para as dimensões de espaço na forma de quilômetros por hora. E se você atinge 1,08 bilhão de km/h, a maior velocidade possível pelas leis da física, o tempo deixa de passar.

Se para Cazuza o tempo não para, do ponto de vista de uma partícula de luz, que está sempre a mais de 1 bihão de km/h, o tempo não passa. Fótons são eternos, já que tempo e espaço são duas faces da mesma moeda.

Para lacrar de vez, Einstein mostrou que essa regra não vale só para o tempo e o espaço, mas para a matéria e a energia também: o E=mc2 revela que matéria é só uma forma extremamente concentrada de energia. Se você pesa 60 quilos, isso significa que há 2.584 megatons de energia pura aí dentro – 169 mil bombas de Hiroshima.

Quem gosta de ciência sabe que o conteúdo dos últimos dois parágrafos representa só uma fração das descobertas de Einstein. Quem acompanha a SUPER sabe que a gente adora editar livros. Decidimos, então, fazer como Einstein e unificar essas duas coisas, na forma de um livro todo dedicado a explicar as teorias do maior gênio da história.

Só as teorias, diga-se. As biografias tradicionais que nos perdoem, mas não perdemos tempo falando sobre os casamentos de Einstein, os filhos de Einstein, se Einstein preferia sorvete de creme ou de chocolate. São 312 páginas sobre a ciência de Einstein. Toda a ciência: das primeiras teorias, sobre o comportamento dos átomos e das partículas de luz, à busca pela unificação entre a mecânica quântica e a Relatividade Geral.

Einstein já está nas bancas e nas livrarias. Perto do Natal, ele ganha uma companhia ilustre: Freud, também editado pela SUPER. As duas obras marcam a estreia de uma nova coleção nossa, a Para Entender de Uma Vez, feita para explicar a obra de gênios de forma abrangente, profunda e gostosa de ler. Essa tarefa, nada simples, ficou a cargo de dois autores completos. Einstein foi escrito por Salvador Nogueira, um dos melhores divulgadores de ciência do país. É seu 12o livro – quinto pela SUPER. Freud ficou sob os cuidados de Alexandre Carvalho, autor de “Inveja, (editora Leya), e parte da família de colaboradores da SUPER há uma década. Com eles, você está em ótimas mãos. Einstein e Freud também.