Ideia 18: Faça reunião andando
Da próxima vez que você tiver um encontro com alguém, transforme-o numa "reunião caminhante". Deixe as ideias fluírem enquanto você caminha e conversa.
Nilofer Merchant*
O sedentarismo tornou-se o cigarro da nossa geração. No carro, no trabalho, na internet, na frente da TV. Nunca ficamos tanto tempo sentados. Já passamos mais horas por dia na cadeira do que na cama, sem perceber o problemão que isso provoca. De fato, estudos mostram que 7% dos casos de diabetes tipo 2 e 10% dos casos de câncer de cólon e de mama, por exemplo, estão diretamente ligados à falta de atividade física.Mas tem um jeito simples, gostoso e sustentável de diminuir esse problema. Da próxima vez que você tiver um encontro com alguém, transforme-o numa “reunião caminhante”. Deixe as ideias fluírem enquanto você caminha e conversa.
A maioria das pessoas busca uma solução “ideal” para melhorar a saúde. Pensa em 45 minutos de corrida, academia ou ioga, por exemplo, em vez de uma relação com o movimento que dure por toda a vida. Proponho uma ideia pequena, é verdade, mas cujo impacto social pode ser gigantesco.
Minha esperança é que o movimento se espalhe (literalmente). Como observaram os médicos americanos Nicholas Christakis e James Fowler, a obesidade se propaga por efeito de rede: se o amigo do amigo do seu amigo ganha peso, é provável que você ganhe peso também. Mesmo que vocês vivam em cidades diferentes. E se esse amigo distante perde peso, talvez você perca também. Meu objetivo é socializar a ideia de que mesmo os pequenos passos importam – e que cada um de nós é importante para cuidar da saúde de todos.
* Nilofer Merchant é estrategista corporativa do Vale do Silício.
Imagem: GettyImages