GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Institutos da Religião Cristã

João Calvino

NOME ORIGINAL_Institutio Religionis Christianae (França)
EDIÇÃO EM INGLÊS_ Institutes of the Christian Religion, Wm. B. Eerdmans Publishing; 1990


DO QUE TRATA

Calvino propõe não apenas a reforma da Igreja, mas também da vida do indivíduo. Sua doutrina se diferencia da de Lutero devido à idéia da pre-destinação: a salvação é uma escolha de Deus e só os escolhidos chegarão ao Paraíso. Para ele, todos os aspectos da vida são religião, até o trabalho.

QUEM ESCREVEU

Figura central da segunda fase da Reforma Protestante, o francês João Calvino (1509-1564) escreveu Institutos da Religião Cristã aos 25 anos. Formou-se em Direito na Universidade de Paris e, após aderir à Reforma, fugiu para a cidade suíça de Genebra, onde atuou durante toda a vida, exceto os 4 anos que passou em Estrasburgo, na França. Da Suíça, espalha o protestantismo pela Europa.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Como o trabalho é uma vocação divina, o sucesso econômico se transforma em sinal da predestinação. Dessa forma, para os calvinistas, a acumulação de bens não é mais um pecado, assim como o comércio e o empréstimo a juros. O calvinismo é considerado por teóricos como Max Weber a religião do capitalismo e explicaria o desenvolvimento desse sistema econômico em países com grande número de fiéis, como Holanda e Estados Unidos.

O nome do personagem dos quadrinhos Calvin, o menino loiro amigo do tigre de pelúcia Haroldo, é uma homenagem a João Calvino (John Calvin, em inglês). A crença na predestinação, conceito calvinista, é uma das principais características do garotinho da HQ.