Clique e Assine por apenas 8,90/mês

Jogo -Yatzi

Vence quem for o melhor estrategista. Yatzi, jogo para dois a quadro jogadores, produzidos por Coluna S.A Gráfica, Jogos e Brinquedos.

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 31 mar 1990, 22h00

Yatzijogo para dois a quatro jogadores, produzido por Coluna S.A. Gráfica, Jogos e Brinquedos

O que é preferível: concentrar tropas num determinado ponto do território, ou dispersá-las para garantir uma ampla vigilância? Até que ponto dispersá-las, sem comprometer a comunicação entre suas partes? Essas preocupações são constantes em Yatzi, um jogo de estratégia original, cujo tabuleiro muda a cada partida. Yatzi é uma criação de Alex Randolph, um dos mais respeitados inventores de jogos da atualidade. Publicitário bem-sucedido, ele trocou a profissão pelo seu hobby favorito, passando a viver em Veneza exclusivamente de suas criações. Seus jogos têm um estilo inconfundível, onde sobressai uma forte preocupação com a dimensão estética, aliada a uma elegante economia de meios.

Uma partida de Yatzi consta de quatro fases distintas: composição do tabuleiro; colocação das tropas (simbolizadas por peões coloridos); remoção de quatro peões inimigos e, por último, a batalha propriamente dita. Na composição do tabuleiro, juntam-se as placas de cartão, que apesar de terem um contorno irregular são ajustáveis umas às outras. Uma vez instaladas, elas definirão um certo número de territórios com fronteiras bem estabelecidas. Em seguida, os jogadores alternam-se colocando dois peões por vez em quaisquer pontos vagos, até instalarem os dezoito que cabem a cada um. Então, um por vez, eles retiram do tabuleiro quatro peões adversários. Feito isso, tem início o confronto entre as peças, que se movem e capturam segundo regras peculiares.
Um território é conquistado por alguém quando houver apenas seus peões sobre ele. Para indicar a posse, o jogador posiciona uma “torre” numa de suas casas. Contudo, para retomar aquele território, basta que alguém capture essa torre ou todos os peões lá situados. Vence o jogo o primeiro que conquistar certo número de territórios, variável em função da quantidade de jogadores. Yatzi surpreenderá, pela sua concepção abstrata, aqueles acostumados aos níveis de realismo de alguns wargames, mas mesmo estes logo descobrirão suas virtudes: regras fáceis, grande riqueza tática, tabuleiro renovável e partidas relativamente rápidas. A propósito desta última característica, uma advertência: se você for displicente nas três fases iniciais, uma blitzkrieg adversária poderá rendê-lo numa dúzia de lances!

Publicidade