Logoconfusões
A intenção era a melhor possível. Mas os logotipos de algumas marcas acabaram gerando incompreensão, controvérsia - ou simplesmente risos
Sarah Kern
AMIGÁVEL ATÉ DEMAIS
Quem fez: Pepsi
Quando: 2009
Como foi: A ideia era transformar a faixa branca em formato de “s”, que divide o logo da empresa, em uma linha que lembrasse um sorriso. Mas ficou parecendo uma grande barriga de fora (ou um cofrinho). “Beba Pepsi e fique com este barrigão”, dizia uma das gozações que rodaram a internet. A empresa não deu bola.
SUPER MARIO NIKITI
Quem fez: Prefeitura de Niterói
Quando: 2013
Como foi: Durou menos de uma semana. Tão logo foi anunciado, no início da gestão do novo prefeito, o símbolo da prefeitura de Niterói foi acusado de plagiar o logo do videogame Nintendo 64. Acabou sendo trocado por uma representação do Museu de Arte Contemporânea da cidade, projetado por Oscar Niemeyer.
ROLEAU (DE FILM)
Quem fez: Cinemateca Brasileira
Quando: 1954
Como foi: A imagem representa um filme passando entre as duas bobinas de um projetor. Pensou em outra coisa? Muita gente também. Mas o pessoal da Cinemateca Brasileira não se importou com as piadas, e manteve o logo.
FREUD EXPLICA
Quem fez: OGC (Office of Government Commerce, divisão do governo inglês)
Quando: 2008
Como foi: Parecia inofensivo. Mas quando funcionários do governo viraram o logo na vertical, tiveram uma surpresa – parecia um homem se masturbando. Apesar disso, o logotipo foi mantido. O governo alegou que a sequência de letras (OGC) torna o efeito inevitável.