PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Maus ventos trazem bons filmes

Ir ao cinema neste mês de férias pode ser emocionante. Você vai ver tornados, naufrágios e ETs malvados.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 30 jun 1996, 22h00

A estrela da mais recente produção de Steven Spielberg não é Sharon Stone, mas também é de fechar o comércio, parar o trânsito e fazer muitos estragos mais. Em Twister (tornado) que chega este mês ao Brasil, as atenções se voltam para um fenômeno atmosférico (veja infográfico abaixo). Inspirado em casos reais, o filme foi rodado no Estado de Oklahoma, na região centro-oeste dos Estados Unidos, apelidada de Tornado Alley (Alameda Tornado), por ser recordista na incidência desses redemoinhos. Para simular a ação de uma espiral de vento tão poderosa que ignora até a rotação da Terra, podendo tomar o sentido horário ou o anti-horário, foi chamado o rei dos efeitos especiais, George Lucas (Guerra nas Estrelas).

No conjunto, a trama, que gira (literalmente) em torno de um casal de meteorologistas às voltas com uma dessas birras da natureza, é o de menos. Mas o roteiro de Michael Crichton (Jurassic Park) e a direção de Jan De Bont (Velocidade Máxima), prometem segurar a atenção de ponta a ponta.

UIP: 021 210 2400

Rápido e feroz

Continua após a publicidade
O tornado dura no máximo 30 minutos e se desloca a cerca de 50 quilômetros po hora. Mas em seu interior o ar gira a até 500 quilômetros por hora

1 – Um tornado se forma a partir de uma enorme nuvem de chuva (cúmulo-ninbo) que tem, em média, cerca de 20 quilômetros de base e 14 quilômetros de altura.

2 – Esse tipo de nuvem é formado por gelo no alto e vapor d·água embaixo. A condensação do vapor (que vira chuva) libera calor. Como o ar quente (dentro e fora da nuvem) tende a subir e o frio a descer, cria-se um fluxo de mão dupla.

Continua após a publicidade

3 – Quando esse movimento fica muito intenso, forma-se um cilindro no qual ar e partículas giram em alta velocidade. Para estabilizar-se, o cilindro se inclina até ficar na vertical. É o tomado. Ou tromba d·água, como é chamado quando ocorre no mar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.