Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Misture bem e leia

Lig Letras - Jogo para dois ou mais jogadores, produzido pela Manufatura de Brinquedos Estrela S.A.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 27 dez 2009, 22h00

Que tal fazer um coquetel de letras, sacudindo-as bem num shaker apropriado e depois despejando-as, para ver quais palavras foram formadas? Pois é praticamente isto que propõe este jogo composto de dezesseis dados, uma base gradeada tampa transparente e ampulheta. Base mais tampa formam uma espécie de coqueteleira em que os dados são mexidos e dispostos aleatoriamente numa grade de quatro colunas por quatro fileiras. Em vez de números, os dados têm letras. Enquanto a ampulheta marca cerca de 3 minutos, os participantes procuram formar palavras com as letras sorteadas, cada qual escrevendo num papel à parte. Só se podem unir letras que sejam adjacentes vertical, horizontal ou diagonalmente. Findo o tempo, comparam-se as anotações: cada palavra não descoberta por nenhum dos adversários rende pontos para seu autor, tantos mais quanto maior for ela. 

Lig Letras tinha originalmente o nome de Boogle, quando foi lançado, em 1977, pela empresa Parker Brothers, um dos mais tradicionais fabricantes de jogos de todo o mundo. Na época, recebeu comentários elogiosos da crítica, que o interpretou como um saudável retorno à simplicidade, depois do aparecimento de vários jogos de letras ultra-sofisticados e nem sempre agradáveis. Chegou mesmo a ser utilizado em concursos de revistas, nos quais os leitores tentavam descobrir o maior número de palavras num diagrama impresso em suas páginas. Muita gente já deve ter visto divertimentos semelhantes em publicações de passatempos e palavras cruzadas. 

A “coqueteleira”, os dados e a ampulheta formam um conjunto bem acabado e atraente – dificilmente se resiste à tentação de dar uma chacoalhadinha. As letras são bem impressas e bastante legíveis, mesmo a uma certa distância. Um reparo pode ser feito à inclusão da letra “Q” na versão brasileira. Não que ela não devesse aparecer, mas seria melhor se o dado trouxesse a inscrição “QU” como se fosse uma única letra. Do jeito que está, o “Q” é muito pouco utilizado. De qualquer modo, depois desta dica, os leitores que forem jogar Lig Letras podem simplesmente convencionar esta modificação, subentendendo o “U”.

 

 

 

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.