Misture bem e leia
Lig Letras - Jogo para dois ou mais jogadores, produzido pela Manufatura de Brinquedos Estrela S.A.
Que tal fazer um coquetel de letras, sacudindo-as bem num shaker apropriado e depois despejando-as, para ver quais palavras foram formadas? Pois é praticamente isto que propõe este jogo composto de dezesseis dados, uma base gradeada tampa transparente e ampulheta. Base mais tampa formam uma espécie de coqueteleira em que os dados são mexidos e dispostos aleatoriamente numa grade de quatro colunas por quatro fileiras. Em vez de números, os dados têm letras. Enquanto a ampulheta marca cerca de 3 minutos, os participantes procuram formar palavras com as letras sorteadas, cada qual escrevendo num papel à parte. Só se podem unir letras que sejam adjacentes vertical, horizontal ou diagonalmente. Findo o tempo, comparam-se as anotações: cada palavra não descoberta por nenhum dos adversários rende pontos para seu autor, tantos mais quanto maior for ela.
Lig Letras tinha originalmente o nome de Boogle, quando foi lançado, em 1977, pela empresa Parker Brothers, um dos mais tradicionais fabricantes de jogos de todo o mundo. Na época, recebeu comentários elogiosos da crítica, que o interpretou como um saudável retorno à simplicidade, depois do aparecimento de vários jogos de letras ultra-sofisticados e nem sempre agradáveis. Chegou mesmo a ser utilizado em concursos de revistas, nos quais os leitores tentavam descobrir o maior número de palavras num diagrama impresso em suas páginas. Muita gente já deve ter visto divertimentos semelhantes em publicações de passatempos e palavras cruzadas.
A coqueteleira, os dados e a ampulheta formam um conjunto bem acabado e atraente dificilmente se resiste à tentação de dar uma chacoalhadinha. As letras são bem impressas e bastante legíveis, mesmo a uma certa distância. Um reparo pode ser feito à inclusão da letra Q na versão brasileira. Não que ela não devesse aparecer, mas seria melhor se o dado trouxesse a inscrição QU como se fosse uma única letra. Do jeito que está, o Q é muito pouco utilizado. De qualquer modo, depois desta dica, os leitores que forem jogar Lig Letras podem simplesmente convencionar esta modificação, subentendendo o U.