PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

O café do futuro

A bebida feita de leite de coco e cúrcuma é a nova queridinha dos que querem substituir o café

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h58 - Publicado em 4 jun 2016, 00h30

Café é uma bebida extremamente popular: tem para todos os gostos (quente, gelado, doce, amargo) e para todos os bolsos (do pingado de um boteco fuleiro à versão gourmet no bairro mais caro da cidade). Talvez justamente por conta dessa popularidade, cada vez mais gente está procurando alternativas para a bebida, vinsando liberar seu lado mais hipster. Agora, um sucessor talvez tenha sido escolhido – é o latte de cúrcuma.

A bebida é, basicamente, cúrcuma com leite de coco, e vem fazendo sucesso principalmente na Austrália, Inglaterra e Estados Unidos. Não é à toa. Assim como no caso do bolo-bolha, a cor dourada e o pó de cúrcuma pareciam ter sido feitos para o Instagram. Não demorou muito para que todo mundo quisesse tirar uma foto mesclando alguns goles e muitos filtros. Bombou.

LEIA: A nova droga nas baladas europeias… é uma que você quem sabe até já tomou hoje

Apesar da onda ser nova, a receita não é exatamente recente – e muito menos ocidental. O latte em questão parece muito com o haldi-doodh, bebida popular no sul da Ásia preparada com cúrcuma, leite e algumas especiarias (como pimenta moída).  Acontece que a versão asiática é tida como um remédio caseiro regional usado para melhorar a imunidade de quem toma – é o chá de boldo dos indianos e paquistaneses -, vendo a similaridade os vendedores do ocidente começaram a adotar o discurso de que o latte de cúrcuma também teria propriedades benéficas para o corpo humano.

Não precisava mais do que isso para a bebida ganhar seus cinco minutos de fama, mas eis que o latte – também chamado de “leite dourado” –  possui cafeína na sua composição, foi suficiente para aumentar ainda mais a atenção em torno do produto; os mais empolgados chegaram a clamar que a receita seria a sucessora do café – o jornal britânico The Guardian, afirmou que a ideia era e uma alternativa saudável e chegou a falar que a novidade era “a bebida de 2016”.

Difícil saber se a moda realmente pega, ou se ela vai sequer chegar ao Brasil da mesma maneira que está atingindo os gringos, mas, aparentemente, o sucesso só segue crescendo. As buscas envolvendo cúrcuma cresceram 300% nos últimos 5 anos – sendo que 56% desse aumento ocorreu entre novembro de 2015 e janeiro de 2016. O pingado da padaria acaba de encontrar um concorrente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.