O Google Glass na vida real
Depois de um ano de suspense, o Google lançou seus óculos digitais - agora, qualquer pessoa pode comprá-los (nos EUA). E estão surgindo maneiras inesperadas de usar esse gadget
Marilia Marasciulo
NO TRÂNSITO
Quem inventou – SITA (Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas)
Como funciona – Os funcionários da companhia Virgin Atlantic estão usando o Google Glass para dar atendimento personalizado aos passageiros. Os óculos mostram os detalhes do voo da pessoa enquanto o funcionário fala com ela.
NA POLÍCIA
Quem inventou – Polícia dos EUA
Como funciona – Na cidade de Byron (EUA), os policiais gravam suas ações usando o Glass. E a polícia de Nova York está desenvolvendo um software de reconhecimento. Ao olhar para uma pessoa, o oficial saberá se é procurada.
NO CAIXA ELETRÔNICO
Quem inventou – Universidade de Saarland (Alemanha)
Como funciona – Você vai até o caixa. Quando olha para a tela, aparece um QR code – o sucessor mais moderno do código de barras. Nele há uma senha, que você deve digitar para sacar dinheiro. Mas só os óculos (e portanto só você) conseguem decodificá-la e vê-la.
NO HOSPITAL
Quem inventou– Duke Medical Center (EUA)
Como funciona – Os cirurgiões estão usando os óculos para gravar operações e consultar informações sem precisar tirar as mãos do paciente. Usando comandos de voz, o médico pode abrir e ver imagens de exames, como um raio X ou uma tomografia.