Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

O horror, o horror

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 31 out 2000, 22h00

Jerônimo Teixeira

O polonês naturalizado britânico Jósef Teodor Konrad Nalecz Korzeniowski subiu o Rio Congo em 1890. Lá presenciou um dos períodos mais sangrentos da violenta história africana. Estima-se que a população local, escravizada na extração de marfim, tenha sido reduzida à metade. Anos depois, o aventureiro Jósef Konrad, já convertido no escritor Joseph Conrad, publicou a obra-prima Coração das Trevas. No livro, o protagonista Marlow é encarregado de subir um rio até o posto comandado por Kurtz – um europeu que enlouquecera entre os selvagens. Kurtz só aparece nas últimas dez páginas, mas sua presença pesa sobre o livro todo. Esse personagem, até certo ponto louco até certo ponto lúcido demais, apaga a linha tênue entre civilizado e selvagem. Suas palavras finais resumem a história colonial da África: “O horror, o horror”.

Francis Ford Coppola fez do livro um filme brilhante, deslocando a ação para o Vietnã. Apocalypse Now, de 1979, custou 30 milhões de dólares e um ataque cardíaco ao ator Martin Sheen. A insanidade da guerra coube toda na cena antológica em que helicópteros arrasam um vilarejo ao som de Wagner. E Marlon Brando, como Kurtz, define o século que passou: “O horror, o horror”.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.