Guilherme Campos
1. Por que é proibido?
Porque é um jogo de azar, ou seja, só depende da sorte. No Brasil, com exceções para corridas de cavalos e sorteios filantrópicos, só o governo federal pode administrar tais jogos.
2. É um jogo brasileiro?
Nasceu aqui, mas foi idéia do mexicano Manuel Zevada, em 1893. O Zoológico do Rio estava endividado e ele sugeriu ao dono, o barão de Drummond, estampar nos ingressos o desenho de um bicho. No fim do dia, era feito um sorteio e o dono do ingresso com o desenho sorteado levava 20 mil réis. Um comerciante português teria sido o primeiro a aceitar apostas fora do Zôo, pagando ele mesmo aos apostadores. Logo, vários comerciantes cariocas fizeram o mesmo.
3. Qual a relação do jogo com o tráfico?
Desde que o jogo saiu do Zoológico, começaram a ocorrer mortes em brigas por pontos no Rio de Janeiro. No começo da década de 1970, Castor de Andrade reuniu uma cúpula formada pelos 8 bicheiros mais poderosos da cidade e dividiu o Rio em zonas. Cheios da grana, alguns passaram a investir no tráfico de armas e drogas, na prostituição e nos desfiles das escolas de samba – práticas que continuam até hoje.
Fonte: O Jogo do Bicho; A Saga de um Fato Social Brasileiro, Simone Simões Ferreira Soares, Bertrand Brasil, 1993