GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que põem gelo nos mictórios?

Gonzalo Navarrete

O gelo serve para reduzir o mau cheiro nos mictórios. Nem todas as mulheres sabem disso, mas o arsenal antifedor no banheiro dos meninos inclui também limão, casca de laranja e bolinhas de naftalina.

Gelo é o método mais eficaz porque, no contato com a urina quente, derrete e ajuda a levar o líquido para o esgoto. A temperatura baixa também inibe o crescimento de bactérias e diminui a volatilidade das substâncias, o que dificulta a propagação do odor. Já o limão e a naftalina servem só para mascarar o cheiro da urina recente ou do material acumulado na tubulação.

Apesar de ser composta por 95% de água, a urina tem cheiro forte por causa das substâncias químicas resultantes do processo de nutrição. “Em bares e restaurantes, o consumo de bebidas alcoólicas e sal aumenta a concentração de amoníaco, responsável pelo odor”, diz o médico Waldemar de Azevedo, do Departamento de Vigilância Sanitária de São Paulo.

Como há muitos usuários nos banheiros desses locais, fica difícil fazer a limpeza com a freqüência ideal. Os truques se tornam a única saída para que tirar a água do joelho não vire uma afronta às narinas.