Temer proíbe uso de suas fotos para memes
Planalto levou piadas a sério e começou a fiscalizar fotos usadas sem créditos. Aproveitando a polêmica, o PT liberou 404 fotos que tem do presidente.
Brasilia of Cards que se cuide. O Planalto vetou o uso de fotos oficiais do presidente Michel Temer para a produção de memes (a menos que sejam acompanhadas dos devidos créditos). Blogueiros e celebridades da web foram notificados pelo Planalto por estarem usando as imagens sem créditos.
O Planalto tem direito de fazer isso, do ponto de vista legal. O artigo 24, inciso II, da Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) estabelece que ter seu nome ou pseudônimo (ou seja, o crédito) indicado é um direito do fotógrafo. Mesmo assim, o assunto acabou virando polêmica nas redes sociais.
Uma mensagem publicada por Alexandre Inagaki, do Pensar Enlouquece, fala sobre as notificações. De acordo com ele, os responsáveis pelas páginas Capinaremos e Ah Negão!, receberam e-mails da Presidência. Na mensagem, o interlocutor, do departamento de produção e divulgação de imagens, cobra os créditos das fotos.
À Folha de S. Paulo, Sandro Sanfelice, criador do Capinaremos, falou sobre o assunto. “Num primeiro momento, a gente ficou bem apreensivo, porque a impressão é a de que eles queriam que a gente parasse”, afirmou ao jornal.
O PT resolveu aproveitar a polêmica e entrou na discussão ontem. Em postagem em seu site oficial, o partido ofereceu aos internautas suas fotos do Flickr, “O PT coleciona imagens do usurpador com uso liberado, inclusive para memes , como afirma o texto do partido.
O partido chegou a organizar todas as fotos de Michel Temer em um álbum especial. É claro que nem todas as imagens pegam o melhor ângulo de Temer. E as páginas de humor, principais afetadas pela nova onda de fiscalização, não deixaram barato:
Este conteúdo foi publicado originalmente em Exame.com.