Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

5 filmes que foram inspirados em reportagens

Reportagens costumam inspirar filmes sobre jornalismo. Mas não só eles: da ação ao terror, conheça longas que saíram das páginas de jornais e revistas.

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 24 set 2024, 16h49 - Publicado em 15 jun 2022, 10h50

Top Gun: Ases Indomáveis (1986)

Cena de 'Top Gun', com o ator Tom Cruise dentro de um dos aviões.
(Paramount Pictures/Reprodução)

Com fotos deslumbrantes de caças F-14, a reportagem “Top Guns”, publicada em 1983 na revista California sobre o dia a dia da Escola de Armas de Caças da Marinha, serviu de base para o filme com Tom Cruise. Em troca do uso das aeronaves e das locações, a Marinha dos EUA deu a palavra final no roteiro. Funcionou: em 1987, primeiro ano cheio após a estreia, o alistamento para pilotos navais cresceu 500%.

Leia a reportagem original aqui (em inglês).

Os Embalos de Sábado à Noite (1977)

Cena de 'Embalos de Sábado a Noite', em que o ator John Travolta aparece com um cigarro na boca sentado ao lado de uma mulher.
(Paramount Pictures/Reprodução)

O britânico Nik Cohn publicou, em 1976, o artigo “Rituais tribais da nova noite de sábado”, sobre a efervescente cultura disco de Nova York, na New York Magazine. O personagem principal ali, Vincent, foi a inspiração para o Tony Manero de John Travolta. No aniversário de 20 anos do filme, Cohn admitiria que o texto era pura ficção. Vincent não existia: foi inspirado em um homem que ele conheceu em Londres.

Continua após a publicidade

Leia aqui (em inglês).

Argo (2012)

SI_440_playlist_abre_argo2
(Warner Bros./Reprodução)

Em 1979, a CIA resgatou seis diplomatas de Teerã – eles estavam abrigados na casa do embaixador do Canadá e não podiam sair, sob o risco de virarem reféns dos revolucionários iranianos. Uma equipe viajou ao país dizendo que iria filmar um sci-fi canadense (Argo), e trouxe os diplomatas de volta disfarçados como membros da produção. Em 2007 a revista Wired publicou a reportagem que serviu de base para este filme, vencedor do Oscar.

Leia aqui (em inglês).

Continua após a publicidade

Velozes e Furiosos (2001)

Uma das cenas de corrida de 'Velozes e Furiosos', em que aparecem os carros customizados.
(Universal Pictures/Reprodução)

Em 1998, o jornalista Kenneth Li escreveu para a revista Vibe sobre o fenômeno das corridas de rua ilegais e da customização de carros (sobretudo japoneses) nos EUA. Após ler a reportagem (intitulada “Corredor X”), o cineasta Rob Cohen convenceu a Universal a comprar os direitos sobre o texto de Li para criar o primeiro filme da franquia – hoje já bem distante da história original.

Leia aqui (em inglês).

A Hora do Pesadelo (1984)

Cena de 'A hora do pesadelo', em que uma personagem está dormindo na cama. Acima dela, na parede do quarto, uma figura estranha parece assombrá-la.
(New Line Cinema/Reprodução)
Continua após a publicidade

Em 1981, o diretor Wes Craven leu no jornal Los Angeles Times sobre o filho de uma família de refugiados do Camboja (onde o governo promoveu um genocídio que matou 1,5 milhão de pessoas nos anos 1970). O menino começou a ter pesadelos terríveis e evitava dormir a qualquer custo. Até que dormiu. Os pais ouviram-no gritar, mas era tarde: ele morreu durante o sono. A história serviu de inspiração para este clássico do terror.

O caso do menino não foi isolado: nos anos 1980, dezenas de refugiados do Sudeste Asiático morreram nos EUA por razões desconhecidas durante o sono. A maioria das vítimas tinha entre 20 e 30 anos e pertencia ao grupo étnico hmong. Em 1981, o jornal New York Times escreveu sobre a morte de 18 pessoas do Laos, em condições semelhantes. Leia aqui (em inglês).

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.